Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (20), o programa Asfalta Manaus, da Prefeitura de Manaus, foi comentado durante o discurso de um vereador. O programa, lançado em 2022, prometia asfaltar 10 mil ruas da cidade, porém, o número ainda não foi alcançado.
O programa foi mencionado pelo vereador Diego Afonso (União Brasil), ao pedir parte do tempo do vereador Daniel Vasconcelos (Republicanos), que protocolou um requerimento para que a gestão do prefeito David Almeida (Avante) tomasse providências sobre áreas em situação de risco no bairro Petrópolis.
Ao falar sobre o assunto, o vereador Diego Afonso comentou que a prioridade da gestão de David Almeida é gasto com tintas. “As prioridades foram com tinta, dessa prefeitura. Todos aqui sabem! Quem está visitando os bairros sabem as obras estruturantes que faltam”, disse.
Durante o discurso, ele pontuou sobre o programa Asfalta Manaus, parceria da Prefeitura de Manaus com o Governo do Amazonas, onde David Almeida prometeu asfaltar 10 mil ruas do município. De acordo com o vereador, o prefeito afirmou que mais 2.500 ruas serão asfaltadas até o fim do ano, mas alegou que em outras entrevistas, o número citado por Almeida não era o mesmo do programa.
“Ele disse que até o final do ano, ele vai cumprir 2.500 ruas. Será que ele agora acerta na matemática? Eu acho que nem para matemática, eu acho que ele faltou essa aula na escola, porque eu já vi entrevistas que ele somava e dava 7.500, dava 10.500. E, hoje, ele disse que até o final do ano, a administração dele vai entregar 2.500”, afirmou.
O vereador ainda comentou que o requerimento do vereador Daniel Vasconcelos poderia não ser aprovado na Câmara, uma vez que a base do prefeito poderia formar maioria para derrubar o documento.
“Talvez por ser um requerimento seu, o [bairro] Petrópolis não vai ser atendido, assim como os meus requerimentos que não são atendidos nessa Casa, e as nossas emendas mais ainda, porque chegam onde essa prefeitura não chega, por exemplo: bairro de Petrópolis. E ele é filho do Morro, imagine se não fosse”, disparou.
Outro lado
Sendo um gasto público, o programa Asfalta Manaus já recebeu valores milionários através do convênio com o Governo doo Amazonas. Baseando-se no princípio da transparência, O Convergente buscou contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para questionar quantas ruas já foram asfaltadas pelo programa e quantas ruas ainda devem receber as obras.
Até a publicação desta matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto para posicionamento da pasta e envio de futuras notas.
____
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa