34.3 C
Manaus
quinta-feira, setembro 19, 2024

MPAM intensifica fiscalização contra queimadas em Boa Vista do Ramos

O procedimento estabelece uma série de medidas para garantir que os órgãos competentes estejam devidamente preparados para enfrentar o aumento das queimadas durante o período de estiagem

Por

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), instaurou, por meio da Promotoria de Justiça de Boa Vista do Ramos, um procedimento administrativo para fiscalizar as ações preventivas e repressivas contra incêndios e queimadas ilegais no município, além de monitorar a qualidade do ar no Dia de Combate à Poluição, implementado no dia 14 de agosto, última terça-feira.

A medida surge em um momento crítico, marcado por altos índices de queimadas no Amazonas, que ameaçam a qualidade de vida das populações locais e a preservação do meio ambiente.

O procedimento, assinado pela promotora de Justiça Anne Caroline Amaral de Lima, estabelece uma série de medidas para garantir que os órgãos competentes estejam devidamente preparados para enfrentar o aumento das queimadas durante o período de estiagem em 2024.

Entre as ações determinadas, destacam-se o envio de ofícios requisitando informações à 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Parintins, vinculada à Boa Vista do Ramos, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sobre os planos de combate às queimadas.

Adicionalmente, foi solicitada a colaboração do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a promoção de campanhas de conscientização nas escolas e em associações comunitárias de Boa Vista do Ramos.

O monitoramento da qualidade do ar, um aspecto fundamental para a saúde pública, especialmente em áreas afetadas por fumaça, também é foco do procedimento. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi acionada para avaliar a possibilidade de formar um grupo de trabalho específico voltado para a condução de estudos sobre a qualidade do ar na região.

Segundo a promotora de Justiça Anne Caroline Amaral de Lima, neste Dia de Combate à Poluição, é necessário fiscalizar rigorosamente e monitorar medidas que garantam o bem-estar da população.

“É nosso trabalho assegurar que as ações estejam em conformidade com as normas ambientais e que sejam efetivas na mitigação de danos ao meio ambiente e na preservação da saúde pública. As queimadas ilegais, além de causarem graves prejuízos ao meio ambiente, impactam diretamente a qualidade do ar e, por consequência, a saúde”, alertou a promotora titular do município de Boa Vista do Ramos.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações do Ministério Público do Amazonas*

Foto: Divulgação / Mauro Neto/Secom

Leia mais: Wilson Lima reforça medidas de combate às queimadas no Amazonas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -