A desigualdade de gênero, infelizmente, ainda é uma realidade em nossa sociedade, apesar dos avanços em busca de igualdade de direitos, ainda persistem de forma camuflada as raízes patriarcais. Ou seja, a desigualdade de gênero está presente em todas as esferas da sociedade e no âmbito político partidário não é diferente, uma violência suprapartidária que atravessa os limites de igualdade ideológico, político partidário.
Percebemos que na sociedade manauara, ainda persiste um patriarcado, marcado pelo “coronel de barranco” agora modernizado com outra versão, disfarçado e com disfarce de que na política os homens se sobressaem e os cargos majoritários são de homens. Aquela figura de homem no espaço de poder e a mulher no espaço doméstico.
Infelizmente, ainda persiste em nosso imaginário esse pensamento, precisamos evoluir e enxergar através do racional para desbravarmos nossos pensamentos em busca de liberdade entre ela, a política, e fazer valer a luta de direitos e igualdade para a mulher. Enfrentar todos os tipos de violência, inclusive a ideológica.
Não temos nessas eleições mulheres concorrendo a cargos de lideranças, ainda persiste a crença que de cargos políticos majoritários são de homens. Porém, como vamos avançar com políticas públicas para mulheres, se o patriarcado está infiltrado em nós mulheres? Isso é para refletirmos e mudarmos o rumo das futuras representações políticas do nosso Estado!!!
Maria Ruth Luna,
Atuante nas áreas de Políticas de Saúde, Assistência Social e Administração Pública, Maria Ruth é mestre em Serviço Social, Política Social e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2011).
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2003). É docente no Centro Universitário do Norte (UNINORTE/LAUREATE) desde 2012, ministrando aulas nos cursos de Serviço Social, Relações Internacionais, Comunicação Social (jornalismo e publicidade), Biomedicina e Medicina Veterinária. Entre as disciplinas que leciona, destacam-se Saúde Coletiva, Antropologia e Cultura, Desenvolvimento Humano e Social, Sociologia Contemporânea, Matrizes Clássicas do Pensamento Sociológico, Sociologia da Comunicação e Ciência Política.
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.