28.3 C
Manaus
segunda-feira, setembro 9, 2024

Pesquisa: Amom Mandel tem queda nas intenções de voto, Roberto Cidade cresce e David Almeida se mantém na liderança

Nesta sexta-feira (2), o Instituto Pontual Pesquisas divulgou uma nova pesquisa sobre o cenário de disputa para a Prefeitura de Manaus

Por

Em uma nova pesquisa, os pré-candidatos David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania) e Roberto Cidade (União Brasil) seguem sendo os três pré-candidatos com maior preferência do eleitorado em Manaus. Nesta sexta-feira (2), o Instituto Pontual Pesquisas divulgou uma nova pesquisa, David Almeida lidera as intenções de voto com 31,5%, seguido por Amom Mandel com 23,2% e Roberto Cidade com 15,6%, no levantamento estimulado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de julho, onde 1.066 pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08584/2024. O Instituto Pontual Pesquisas tem o registro no CONRE7 sob número 8260, e tem como diretor executivo o Professor Mestre Eric Barbosa.

Ainda no levantamento estimulado, Alberto Neto (PL) aparece em quarto lugar, com 10,5%. Marcelo Ramos (PT) é o quinto pré-candidato na preferência, com 4,5%, seguido por Wilker Barreto com 2,4%.

Neste levantamento, brancos e nulos somam 9,3%. Não quiseram opinar ou indecisos são 3%.

Comparativo

A pesquisa também fez uma comparação com os levantamentos anteriores realizados pelo instituto. Comparando as pesquisas de abril e julho, David Almeida foi um dos pré-candidatos que teve crescimento. Em abril ele aparecia com 27,5%, em julho passou a ter 29,8% e em agosto soma 31,5% das preferências.

Diferente do líder das intenções de voto, Amom Mandel enfrenta uma queda no eleitorado. Em abril, ele liderava o levantamento com 29,3%, mas caiu nas intenções e, em julho, passou a ter 25,2%, chegando a agosto com 23,2%.

Roberto Cidade também teve um crescimento nas intenções, e se aproxima das intenções de Amom Mandel. Em abril ele tinha apenas 9%. Já em julho ele teve 12,8% dos intenções e chega em agosto com 15,6%.

Alberto Neto tinha 9,1% em abril, em julho caiu e obteve 8,5%, e em agosto subiu com 10,5%. Marcelo Ramos também enfrenta queda, em abril ele tinha 6,2%, passou a ter 5,6% em julho, e em agosto aparece com 4,5%.

A ex-pré-candidata majoritária, Maria do Carmo (Novo), tinha 2,3% em abril, em julho passou a ter 2,8%. Na nova pesquisa, o nome da filiada ao Novo não aparece, uma vez que ela integra a chapa de Alberto Neto.

Na pesquisa de abril, Wilker Barreto aparecia com 2%, em julho ele não pontuou. Em agosto, o pré-candidato aparece com 2,4%.

Na primeira pesquisa, em abril, Natália Demes (Psol) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não haviam se declarado pré-candidatos e, por isso, não apareceram no levantamento. Na pesquisa de julho, Demes obteve 0,9% e Vasconcelos 0,6%. Nesta nova pesquisa, eles não pontuaram.

Rejeição

Além da preferência dos votos, a pesquisa também questionou os entrevistados sobre em quem eles não votariam. Neste levantamento, o pré-candidato a reeleição David Almeida também está na ponta, com 24% das rejeições.

O que chama a atenção é que, na segunda posição, aparece Marcelo Ramos com 19,6%. Com isso, o pré-candidato do PT tem o maior percentual de rejeição do eleitorado do que preferência de votos.

O terceiro lugar em rejeição ficou com Amom Mandel, com 16,9%, seguido por Alberto Neto, que aparece com 8,9%. Roberto Cidade tem rejeição de 7% do eleitorado e Wilker Barreto aparece com a menor rejeição, de 4,7%.

Não quiseram opinar são 10,8% e brancos e nulos são 8,1%.

Leia mais: Bastidores: Republicanos pode estar próximo de fechar apoio a pré-candidatura de Roberto Cidade

____

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

Revisão: Letícia Barbosa

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -