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segunda-feira, setembro 9, 2024

‘Na tela do eleitor: Análise das estratégias de marketing dos pré-candidatos em 2024’: Gilberto Vasconcelos, uma opção que não dá importância ao digital

"Sua voz é ainda mais silenciada pela falta de visibilidade nos meios de comunicação tradicionais, dependendo principalmente das redes sociais", destaca Rodrigo Gadelha, especialista em marketing político

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Nas intricadas teias das redes sociais, há figuras políticas que não conseguem captar a atenção massiva dos feeds. Na sexta edição da série “Na Tela do Eleitor: Análise das Estratégias de Marketing dos Pré-Candidatos em 2024”, O Convergente apresenta uma figura da esquerda socialista que, apesar de sua atuação discreta, está presente em cada pleito. Um exemplo é Gilberto Vasconcelos, candidato homologado em convenção pelo PSTU à prefeitura de Manaus.

Com uma presença digital modesta, o docente de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) enfrenta o desafio de se destacar em um ambiente dominado por personalidades midiáticas e estratégias de marketing político.

Sem contar com apoios partidários significativos na corrida eleitoral, o político utiliza as redes sociais para promover pautas que atraem o interesse de seu eleitorado específico.

Ao analisar o perfil de Gilberto, o especialista em Marketing pela Big Data, Rodrigo Gadelha, explica que, ao contrário dos outros pré-candidatos mais midiáticos que dominam os feeds com frequência, Vasconcelos mantém um perfil discreto.

“Suas redes sociais refletem uma abordagem amadora, distante dos padrões de produção de conteúdo e engajamento que caracterizam os líderes políticos mais reconhecidos. Com interação limitada, suas postagens muitas vezes passam despercebidas, pregando para ‘convertidos'”, destaca.

Apesar de sua presença digital modesta, Gilberto Vasconcelos não se acanha ao expressar suas convicções políticas. É um defensor declarado do socialismo, apresentando propostas que refletem sua visão crítica. Em suas postagens, não hesita em fazer críticas ácidas às práticas políticas vigentes no Amazonas, incluindo duras críticas às estruturas de poder, como as feitas a Amazonino Mendes em fevereiro de 2023.

“Amazonino se foi e deixa, sob os escombros do desmantelamento do serviço público e dos seus servidores, um legado de muita destruição. Sob o governo de Amazonino Mendes, nosso Estado se tornou um dos laboratórios da aplicação das políticas neoliberais no final da década de 80”, descreve o pré-candidato do PSTU.

O especialista em publicidade e marketing político utiliza uma estratégia ‘figurativa’ para compor suas entrevistas na mídia local. Recentemente, o candidato foi questionado em um debate na Fercomércio sobre as propostas do PSTU para a área da saúde.

“Ele usa participações na mídia para falar sobre sua visão para a gestão pública em temas como saúde, em recortes que compõem postagens que não têm uma direção clara para o engajamento”, detalhou o analista em publicidade.

As redes sociais são, indiscutivelmente, uma peça-chave no marketing político moderno. Sua capacidade de alcance, segmentação, interatividade, análise de dados, mobilização e utilização de métodos transformadores são ferramentas indispensáveis para qualquer campanha eleitoral.

Diferente de muitos concorrentes, o analista em marketing destaca que Gilberto Vasconcelos não possui um mandato político prévio que o coloque sob os holofotes da opinião pública, mas vem se candidatando desde 2000 a cargos como vereador, deputado federal, senador, prefeito e até vice-governador. “Sua voz é ainda mais silenciada pela falta de visibilidade nos meios de comunicação tradicionais, dependendo principalmente das redes sociais”, destacou.

Por ter um perfil voltado para a militância e o ativismo, o candidato do PSTU possui uma baixa aderência no Instagram, onde conta com apenas 174 seguidores em seu perfil. À medida que o período eleitoral se aproxima, Gilberto Vasconcelos enfrenta o desafio de ampliar sua presença digital e atrair mais alcance para suas ideias.

Ao traçar o perfil do candidato, Gadelha conclui que seu sucesso “dependerá não apenas da capacidade de conectar-se com eleitores potenciais, mas também de superar as limitações impostas pela falta de recursos e pela competição desigual com candidatos mais estabelecidos”. Ele destaca que Gilberto Vasconcelos representa um contraponto à política tradicional de Manaus, com um perfil discreto e uma plataforma modesta nas redes sociais.

Perfil do candidato

Gilberto Vasconcelos, formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é professor da rede municipal e preside o diretório estadual do partido. Além disso, ele é membro da Central Sindical e Popular (Conlutas) do Amazonas.

Disputando a prefeitura em 2024, Gilberto já concorreu a outros mandatos. Em 2000, 2004 e 2012, tentou o cargo de vereador, e disputou a Câmara Federal como deputado em 2002 e 2010. Também tentou o cargo de vice-prefeito de Manaus em 2008, a vice-governança em 2014, e, por último, a prefeitura em 2020.

Leia mais: Na série ‘Na tela do eleitor: Análise das estratégias de marketing dos pré-candidatos em 2024’, Rodrigo Gadelha destaca: “Natália Demes ainda não se atentou ao ‘tempo’ que vivemos na comunicação”

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Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa

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