32.3 C
Manaus
segunda-feira, setembro 16, 2024

Em Brasília, Governo do Amazonas leva demandas e contribui para o futuro da ciência na 5ª CNCTI

O PBIA projeta um investimento de R$ 23 bilhões, provenientes do orçamento, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do setor privado

Por

O Governo do Amazonas  participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), após 14 anos desde a última edição. O evento, iniciado na terça-feira (30) e com encerramento na quinta-feira (1), em Brasília, contou com a presença da comitiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

De acordo com o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, que liderou a comitiva do Estado, a participação do Amazonas enriquece o debate e assegura que as demandas regionais sejam contempladas nas políticas públicas nacionais. As contribuições do Amazonas ao novo plano de ciência, tecnologia e inovação resultam das demandas apresentadas por pesquisadores e outros atores da área, coletadas durante conferências municipais, estaduais e regionais realizadas em Manaus este ano.

“Ciência, tecnologia e inovação é uma lição do passado que impõe uma postura no presente e cada vez mais para o futuro. Ciência, tecnologia e inovação são essenciais para nosso futuro social, econômico e ambiental”, afirmou Serafim.

Um dos destaques da conferência foi a entrega pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de documentos referentes ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028. “Queremos fazer da inteligência artificial uma fonte de emprego neste país, formando milhões de jovens preparados para esse debate”, afirmou o presidente em seu pronunciamento.

O PBIA projeta um investimento de R$ 23 bilhões, provenientes do orçamento, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do setor privado e outras fontes.

O secretário-executivo de CT&I, Jeibi Medeiros, acompanhado pela chefe do Departamento de Bioeconomia, Milena Barker, discutiu diretrizes para a ciência, tecnologia e inovação e apresentou os resultados da Conferência Estadual e Regional de CT&I, sediada no Amazonas. “As propostas do Amazonas foram elaboradas a partir de debates em grupos temáticos e buscam atender às demandas da área. Nossa missão é construir um Amazonas mais sustentável, promovendo o desenvolvimento e a inclusão de todas as nossas potencialidades”, afirmou Jeibi.

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial abrange diretrizes para pesquisa e desenvolvimento, regulamentação de práticas de segurança e privacidade, e equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada alimentada por energias renováveis, incluindo um novo supercomputador. Também prevê o desenvolvimento de modelos avançados de linguagem em português, com dados nacionais que refletem características culturais, sociais e linguísticas.

A 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, a primeira após 14 anos, ocorre em Brasília, coordenada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Antes da etapa nacional, mais de 100 mil pessoas participaram de 221 eventos preparatórios, entre conferências regionais, estaduais, municipais, livres e temáticas, coletando recomendações para a nova estratégia da área. Este número é recorde na história do evento, que já teve quatro edições.

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti)*

Foto: Divulgação/Sedecti

Leia mais: Marina Silva diverge de Lula e diz que Venezuela de Maduro não se configura como uma democracia

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -