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quinta-feira, dezembro 26, 2024

Apagão cibernético: Secretaria do Consumidor quer informações de prejuízos de clientes no Brasil

No Brasil, apagão afetou o funcionamento de aplicativos e bancos e algumas empresas aéreas

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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) enviou nesta sexta-feira (19) ofício para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pedindo informações sobre os prejuízos aos consumidores com o apagão cibernético registrado na manhã de hoje. Segundo a Senacon, esses foram os setores mais afetados pelo evento.

O apagão cibernético global causado nesta sexta-feira (19) pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike afetou empresas brasileiras, em especial do setor aereoportuário e bancário. Foram registradas queixas de usuários de aplicativos de bancos fora do ar e de atrasos de voos, em geral por dificuldades no sistema de check-in.

Os ofícios sobre possíveis problemas de consumidores com o apagão foram encaminhados pelo secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, aos presidentes da Febraban, Isaac Sidney, e da ANS, Paulo Rebello, e para o diretor da Anac, Tiago Sousa Pereira. Além das informações sobre em que medida o apagão cibernético atingiu os consumidores no país, a Senacon questionou os órgãos sobre as ações adotadas para minimizar os prejuízos.

Apagão no Brasil

No Brasil, apagão afetou o funcionamento de aplicativos e bancos e algumas empresas aéreas alertaram sobre possíveis alterações nos voos, além de falhas em diversas empresas de telecomunicações e interrupções nos serviços de internet.

O Bradesco relatou falhas em seus canais digitais, incluindo aplicativos e serviços de internet banking, que ficaram indisponíveis. O Santander também está investigando possíveis interferências nos sistemas.

Apesar de não haver registros de cancelamentos, os principais aeroportos do Brasil, Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), estão monitorando a situação de perto para evitar problemas.

As companhias aéreas Latam e Azul emitiram um comunicado para que os clientes fiquem atento caso haja possíveis atrasos ou mudanças nos voos.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais: Site e sistemas do Supremo são afetados por apagão cibernético

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