Uma pré-candidatura reuniu apoios de lados opostos do cenário político brasileiro, deixando de lado a disputa ‘Lula VS Bolsonaro’. O pré-candidato a prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), além de contar com Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), agora conta com o apoio de Alberto Neto (PL).
A ‘estranheza’ é que o partido de Alberto Neto é contrário ao governo do presidente Lula (PT), enquanto o PSD – partido do pré-candidato Mateus Assayag – integra a base do governo. Além disso, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga são os principais aliados de Lula no Amazonas e fizeram duras críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O lançamento da pré-candidatura de Mateus Assayag ocorreu na semana passada, em Parintins, e reuniu políticos como o senador Eduardo Braga, bem como o pré-candidato a prefeito de Manaus Marcelo Ramos (PT), além dos deputados federais Sidney Leite (PSD) e Saullo Vianna (UB).
Apesar de não haver representantes do PL no evento, o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus Alberto Neto enviou um vídeo, que foi exibido durante o evento.
“Se a gente quer dar continuidade a esse trabalho, cada dia mais, vamos conhecer o nosso amigo. Ele fez um grande trabalho na Câmara Municipal de Parintins e, agora, no futuro, vai fazer um grande trabalho na Prefeitura de Parintins, apoiado pelo nosso eterno prefeito Bi Garcia. É ele, Mateus Assayag”, disse Alberto Neto.
O apoio de Alberto Neto a nomes do PSD – e aliados ao governo Lula -, por exemplo, não é novidade. Em 2018, Alberto Neto – quando era do Republicanos – chegou a pedir votos para Omar Aziz, que disputava o governo do Amazonas. Nos bastidores políticos, estima-se que o apoio do deputado federal a Mateus Assayag seja uma continuidade à relação entre ele e o senador do Amazonas.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com os diretórios do PT e PL no Amazonas, bem como com o diretório estadual do PSD, para questionar o apoio entre as siglas na disputa no município de Parintins. Até a publicação desta matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto.
Leia mais: Mateus Assayag tem 41,41% de rejeição para prefeitura de Parintins, diz Projeta Pesquisa
___
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.