Na pesquisa estimulada de intenções de voto realizada pela Projeta Pesquisa de Mercado e Opinião Pública para a prefeitura de Parintins no pleito de 2024, o pré-candidato Mateus Assayag (PSD) apresenta um alto índice de rejeição, alcançando 41,41%, seguido por Michele Valadares (Novo-AM) com 21,13% na lista de candidatos que os eleitores não votariam. Brena Dianná (União Brasil) teve menos rejeição de 14,43% na avalização geral.
O estudo foi realizado presencialmente entre os dias 1º e 5 de junho, no município distante 369 quilômetros de Manaus, e está devidamente registrado sob Nº AM-01769/2024.
A Projeta Pesquisa realizou um panorama dos políticos em dois cenários envolvendo Mateus Assayag e a pré-candidata Brena Dianná (União Brasil), que conta com o apoio do governador do estado Wilson Lima (União Brasil).
Brena, conforme o estudo, desponta na primeira colocação com 46,52% da preferência do eleitorado parintinense, enquanto Mateus Assayag fica na segunda colocação com 27,88%. No segundo cenário, a vereadora amplia sua vantagem para 58,08%, contra 28,35% de Mateus Assayag.
Avaliação do Governador do AM em relação ao prefeito
O governador Wilson Lima (União Brasil) teve uma avaliação positiva na pesquisa, com 49,83% dos eleitores considerando seu mandato como ótimo ou bom. O prefeito Bi Garcia também foi bem avaliado, com 42,27% dos eleitores classificando sua administração como ótima ou boa.
Sobre investimentos
Os investimentos feitos pelo governador Wilson Lima em Parintins têm contribuído para sua boa performance na cidade. A apreciação dos eleitores parintinenses foi evidente nas eleições de 2022, quando Lima recebeu muitos votos tanto no primeiro quanto no segundo turno. Atualmente, ele mantém um alto índice de aprovação entre a população de Parintins.
Confira a pesquisa.
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Thomé Neto lidera com 53,4% para prefeitura de Autazes
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.