Cerca de 85% dos moradores de Manaus ficaram sem energia por cerca de 5 horas, na tarde desse domingo (14). Além da capital, as cidades da região metropolitana Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo também ficaram sem energia.
Em nota, a Amazonas Energia informou que houve um desligamento intempestivo da linha de transmissão Lechuga-Manaus, o que afetou o fornecimento de energia para os moradores dos bairros das zonas centro-oeste, sul, centro-sul e parte da zona norte, além dos municípios da região metropolitana.
Com o apagão de energia, os serviços de telefonia e de internet foram afetados, deixando a população de Manaus sem comunicação, por exemplo. “Os técnicos da Claro estão acompanhando de perto o restabelecimento do serviço de energia para poderem atuar na completa normalização dos serviços de telecomunicações impactados no menor tempo possível”, informou a empresa Claro.
O serviço de abastecimento de água também foi afetado. Conforme explicou a Águas de Manaus, as Estações de Tratamento de Água I e II, que funcionam no Complexo da Ponta do Ismael, tiveram o funcionamento interrompido devido a falta de energia.
Uma sala de situação foi criada pelo Ministério de Minas e Energia para acompanhar o restabelecimento da energia elétrica e investigar as causas do apagão. Um relatório será elaborado para identificar a causa do desligamento.
Por volta das 17h40, a Amazonas Energia informou que os procedimentos para reestabelecer a energia na cidade já estavam sendo realizados. Horas depois a concessionária emitiu uma nota anunciando a normalização.