A partir das 18 horas desta sexta-feira (12), o eleitorado manauara poderá acompanhar e analisar minuciosamente as ideias e propostas de cada um dos pré-candidatos à prefeitura de Manaus, no primeiro Debate Político da capital, dando o pontapé inicial às eleições de 2024.
Até o momento, ao menos cinco confirmaram presença no encontro: o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), o deputado federal Amom Mandel (CDD/PSDB), Maria do Carmo Seffair (Novo) e o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza). O PSOL também confirmou a presença de Marcelo Amil, um dos três nomes da sigla.
Idealizado e mediado pela jornalista política Cynthia Blink, o debate será realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), localizada na Av. Umberto Calderaro, 2000, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.
O primeiro embate entre os pré-candidatos terá transmissão ao vivo pelo Instagram @cynthiablink, pelo YouTube do portal Diário da Capital e pela rádio Mix Manaus, na 100.7, além do portal Diário da Capital, que também transmitirá o debate pelo YouTube. Advogados, jornalistas e universitários participarão do debate no Auditório Rubi da OAB-AM.
Regras e formato
Antes do encontro político, a organização do evento fará uma reunião com os representantes dos pré-candidatos para aprovarem as regras do debate. A programação inicial prevê perguntas de jornalistas, da audiência online e, por fim, o enfrentamento direto entre os pré-candidatos. A mesa-redonda contará com uma mesa examinadora que avaliará os pedidos de resposta.
Nesse papel de aprovar ou reprovar os pedidos, estão os jornalistas e professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Ivânia Vieira, Mirna Feitoza e Allan Rodrigues, juntamente com os advogados Fued Neto, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-AM, e Jerry Dias, que também é membro da comissão.
De acordo com a organização do evento, nem o prefeito David Almeida (Avante) nem o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), confirmaram participação até o momento. A federação PT/PCdoB/PV continua no impasse sobre os três pré-candidatos da sigla e não confirmou para a organização do evento a participação no debate por causa desse impasse.
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: TRE/AM abre vaga para juiz na 65.ª Zona Eleitoral