O secretário municipal de comunicação Israel Conte esteve na Câmara Municipal de Manaus (CMM) voluntariamente nesta terça-feira (19) para colocar-se a disposição para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre um vídeo de suposta entrega de propina na sede da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Apesar da presença no plenário na sessão de hoje, o pronunciamento do gestor da pasta ocorrerá somente nesta quarta-feira (20), às 10h30.
O vídeo foi divulgado pelo site Metrópoles e mostra um homem, que se identifica como motorista do dono de um portal de notícias para uma servidora da pasta. A servidora entrega um pacote lacrado à ele e, logo em seguida, ele vai até o banheiro do prédio público e mostra cédulas de dinheiro.
Israel Conte esteve no plenário da Casa Legislativa nesta terça-feira, mas não prestou esclarecimentos na tribuna. A base da Prefeitura de Manaus enfatizou a presença do gestor da Semcom nos discursos feitos durante o Grande Expediente.
“Hoje ele esteve aqui de maneira voluntária, amanhã estará novamente, eu tinha um requerimento de convite, assim como outros vereadores também. Mais uma vez, o secretário comparece essa Casa, com respeito à Câmara Municipal de Manaus, respeito aos vereadores, à Mesa Diretora, para se colocar a disposição da Câmara”, discursou o vereador Raulzinho (PSDB).
Ver essa foto no Instagram
Por sua vez, a oposição questionou o vídeo e o posicionamento da Prefeitura de Manaus que, segundo eles, não agiu prontamente em acionar as autoridades para apurar a veracidade da denúncia do vídeo. “Eles estão fugindo do assunto, estão tentando colocar uma tropa de choque […], estão tentado tirar a credibilidade do portal, como da denúncia”, disse o vereador Rodrigo Guedes (Podemos).
Enquanto os vereadores questionavam a veracidade do conteúdo que repercutiu, a oposição debateu sobre o não comparecimento da prefeitura nas autoridades. O vereador William Alemão (Cidadania) ainda afirmou que estará solicitando a abertura da CPI do Caixa 2 para apurar a suposta propina.
“Essa prática de caixa 2 não deve, não pode acontecer em hipótese alguma e essa Casa não pode se curvar. Lembrando que na Polícia Federal, quem deve ir sãos as vítimas, mas não foram, até porque se existe um crime cibernético, quem terá que investigar é a Polícia Federal”, comentou o parlamentar.
O vereador Mitoso (MDB), vice-líder do prefeito, falou sobre realizar um laudo pericial para comprovar a veracidade das imagens sobre a entrega de suposta propina. “O que temos que ver enquanto vereadores é pedir a análise dos fatos, a perícia técnica com relação ao vídeo. Infelizmente, nesse momento político, envolve muitos interesses e, às vezes, nos levam a interpretar erroneamente […]. Precisa ter um laudo pericial para depois ter um juízo de valor”, disse.
No fim do Grande Expediente, o presidente da CMM Caio André (UB) ponderou que o secretário Israel Conte estará na Casa Legislativa, nesta quarta-feira (20), para prestar os devidos esclarecimentos sobre o assunto.
Entenda o caso
Na semana passada, um vídeo em que, supostamente, o autor teria recebido um valor referente a propina dentro da sede da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) de Manaus repercutiu nacionalmente após ser divulgado pelo site Metrópoles.
A Semcom emitiu uma nota alegando não saber da origem do conteúdo e que tomou conhecimento do ocorrido através da imprensa e afirmou que desconhece a procedência do vídeo. A pasta ainda destacou que estava apurando o caso.
Questionado pela imprensa, o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) afirmou que, após as apurações, os responsáveis serão punidos. “Assim que apurado, vamos tomar providências e punir os responsáveis”, disse.
___
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.