25.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025

Ex-prefeito Adail Pinheiro recupera direitos políticos por decisão da Justiça Eleitoral

Após enfrentar longas disputas judiciais, Adail já anunciou que é pré-candidato a prefeitura de Coari nas eleições 2024

Por

Depois de passar três anos inelegível, a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu, por votação unânime, devolver os direitos políticos do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro (Progressista). Fora da política por todo esse tempo, durante o qual havia sido julgado por improbidade administrativa, Adail pode se candidatar ao cargo de prefeito no município nas eleições deste ano.

A decisão do parecer favorável saiu após votação aberta do Colegiado da Corte, na sessão desta sexta-feira (15). O processo teve relatoria do juiz Marcelo Pires Pinheiro. Na decisão, Pires afirmou: ‘Ante o exposto, em harmonia com o parecer ministerial, voto pelo provimento do recurso para que seja inativado o ASE 337 relativo ao processo 000303575.2013.8.04.38000, feito em 19/04/2021, sem prejuízo de eventuais outras restrições existentes no cadastro eleitoral do recorrente’, concluiu o relator.

Na deliberação, em consonância com a orientação do Ministério Público, decidiu-se a favor da solicitação de encerramento do processo de número ASE 337. Além disso, Marcelo determinou que uma cópia dos autos fosse enviada à Corregedoria Regional Eleitoral, seguindo os argumentos apresentados na petição.

O documento descreve: “Determino, ainda, que seja remetida cópia dos autos à Corregedoria Regional Eleitoral, nos termos da fundamentação contida no voto”, ao qual os juízes do TRE concordaram.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por O Convergente (@o.convergente)

Adail, após enfrentar longas disputas judiciais, obteve o fim de sua punição em 2017 e atualmente almeja se reintegrar ao cenário político. Ao recuperar seus direitos políticos, ele está considerando participar das eleições, se apresentando como pré-candidato nas próximas eleições municipais.

Mais notícias:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), levantou nesta sexta-feira (15) o sigilo dos depoimentos colhidos no inquérito sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e auxiliares próximos, incluindo militares do alto escalão do governo dele.

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Moraes tira sigilo de depoimentos em inquérito sobre golpe de Estado

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -