25.3 C
Manaus
sexta-feira, dezembro 27, 2024

Políticos podem mudar de partido? saiba determinações do TSE sobre o assunto

Neste ano, vereadores e deputados eleitos poderão utilizar a Janela Partidária para mudar de partido sem perder o mandato

Por

Neste ano, durante a movimentação prevista na Lei dos partidos Políticos do Brasil (Artigo 22-A da Lei nº 9.096/1995, conhecida como janela partidária, vereadoras e vereadores eleitos em 2020 poderão mudar de partido sem perder o mandato.

Em 2024, a troca de legenda partidária poderá ocorrer de 7 de março a 5 de abril, prazo final para filiação, exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais deste ano. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação.

Apenas candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais (deputada e deputado distrital, estadual e federal, vereadora ou vereador) e que estão no último ano do mandato podem mudar de partido sem perder o cargo. Em 2024, apenas os mandatos de vereador estão prestes a terminar e, por isso, a norma vale somente para esse cargo político.

Fora do período da janela partidária, as situações que permitem a mudança de partido com justa causa são: desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legenda que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.

 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral – TSE

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Eleições 2024: fique por dentro das determinações para eleitores brasileiros no exterior

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -