O primeiro ano do terceiro governo do presidente Lula registrou a menor taxa de projetos aprovados no Congresso Nacional, de acordo com o levantamento da Vector Research.
A taxa foi a menor de toda a série histórica, que se inicia com Fernando Henrique Cardoso em 1995. O levantamento mede a quantidade de proposições apresentadas pelo Poder Executivo e aprovadas no mesmo ano em relação a todas as proposições apresentadas à Câmara dos Deputados.
Em 2023, Lula repetiu a taxa registrada no primeiro ano do segundo mandato de Dilma Rousseff, em 2015. Em relação ao primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, é uma diferença de mais de 10% de projetos aprovados.
Neste primeiro ano, Lula teve apenas 27% dos projetos aprovados no Congresso Nacional, enquanto Bolsonaro teve 43%. Quando assumiu em 2003, Lula teve 69% das propostas aprovadas e, no segundo ano, teve 62%.
Na semana passada, o Congresso Nacional derrubou uma série de vetos do presidente Lula a propostas aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Entre as “derrotas” do governo Lula, estão o projeto de desoneração da folha e o marco temporal, ambos aprovados pelo Congresso Nacional, mas vetados pelo presidente.
Confira as taxas de 1º ano de governo:
Lula 3: 27%
Bolsonaro: 43%
Dilma 2: 27%
Dilma 1: 40%
Lula 2: 62%
Lula 1: 69%
Fernando Henrique 2: 36%
Fernando Henrique 1: 34%
Leia mais: Primeiro indulto natalino de Lula exclui condenados por 8 de janeiro
___
Por Camila Duarte com informações da CNN
Revisão textual: Vanessa Santos
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.