O primeiro programa “Debate Político” do mês de dezembro, que foi ao ar nessa terça-feira (5), teve como convidado o deputado estreante na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Rozenha (PMB). Em conversa com a apresentadora e CEO da empresa, Érica Lima Barbosa, ele falou sobre sua trajetória política, empreendedorismo e o cenário político. O programa foi exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.
Natural de Porto Velho, desembarcou em Manicoré na década de 80. Carregando com orgulho o título de sapateiro, ingressou na política em 2013 como vereador de Manaus e retornou nas eleições de 2022, onde foi eleito deputado estadual.
De acordo com o parlamentar, a política é uma vocação, a qual ele possui. “Sabemos que como empresário e empreendedor, você consegue ajudar muito as pessoas […], mas chega o momento em que você sabe que pode ir mais além e contribuir mais. A política é isso”, comentou.
Rozenha afirmou que, na primeira eleição que disputou, foi influenciado pelo então candidato Arthur Virgílio Neto. Eleito, ele foi um dos representantes do tucano na Câmara Municipal de Manaus, mas não tentou a reeleição.
“Não quis ir para reeleição, porque eu compreendi que iria contribuir muito mais com a cidade de Manaus empreendendo, gerando empregos […]. Em 2022, percebi que estava na hora de voltar, foi me apresentado um projeto no PMB que tem tudo a ver comigo”, afirmou.
“Política você tem que ter o dom, tem que ter vocação, porque política é engrenagem avassaladora. Se você não estiver preparado, você é destruído por ela”, destacou.
Ainda no Debate Político, Rozenha comentou um pouco sobre a relação com o ex-governador Amazonino Mendes. O parlamentar esteve junto da última campanha de Amazonino e afirmou que ficou ao lado do político até a viagem dele a São Paulo, onde faleceu.
“Um cara que me ensinou muito e eu sinto muita honra de ter caminhado e ido com ele nos últimos meses da vida dele”, contou.
Na Aleam, Rozenha faz parte de diversas comissões, entre elas do esporte e empreendedorismo. O parlamentar destacou que o seu mandato não defende apenas uma bandeira, mas que se divide para oferecer o melhor para o povo do Amazonas.
“Não sou um deputado de uma bandeira só, a gente conseguiu, com a experiência que o empreendedorismo me deu e com os desafios que a gente teve que vencer na vida empresarial, a gente consegue sintetizar isso muito bem e assim tirar o melhor proveito para o povo”, comentou.
Ao participar do quadro “Jogo das Cartas”, Rozenha tirou alguns bons nomes para comentar sobre a atuação, inclusive sobre três políticos que estão cotados para disputar a Prefeitura de Manaus nas eleições do ano que vem.
A primeira carta que ele tirou foi a do Coronel Menezes e, ao falar um pouco sobre o bolsonarista, ele afirmou que o mesmo é um homem de caráter e um “príncipe” com ele.
“Em 2020, eu votei nele, apoiei ele […] É um cara de muito caráter, um bom nome, prefeiturável. É um cara que eu admiro, que já recebi na minha casa, é um príncipe comigo quando a gente se encontra”, disse.
“Acho que qualquer candidato do Bolsonaro pode dar trabalho, sem dúvida nenhuma. Coronel Menezes é um fortíssimo candidato e vai ter voto pra caramba e pode surpreender. A eleição do Senado já configurou isso”, completou.
O parlamentar também falou sobre o deputado federal Amom Mandel, o qual ele classificou como uma pessoa muito inteligente e focada nos seus objetivos. “É um querido, cara de dentro de uma casa, sou um dos caras que conversam muito com o Amom, me aproximei dele na campanha do Amazonino”, iniciou. “Na minha opinião, vai dar trabalho para muita gente, é uma pessoa correta e inteligentíssima. Eu sou fã do Amom e não nego para ninguém”, completou.
Em relação às críticas que Amom recebe pela “falta de experiência”, Rozenha afirmou que, se Amom for eleito, ele tem liderança e é uma pessoa que busca conhecimento sem parar. “O Amom tem conhecimento, experiência você adquire fazendo. Se for eleito prefeito, terá uma possibilidade de montar um time, ele tem liderança, estudioso e ultra focado”, disse.
Sobre o prefeito David Almeida, Rozenha comentou que ele é um bom gestor, no entanto erra em algumas decisões, o que não chega a ser grave e, ainda, afirmou que ele é um forte candidato à reeleição.
“Um cara que tem lutado muito para fazer as coisas corretas. Um prefeito que comete erros, como qualquer outro. Acho que deve à noite refletir sobre muita coisa, mas tenho convicção de que ele é fortíssimo candidato à reeleição. Ele é um bom prefeito, mas Manaus é muito rebelde”, destacou.
___
Por Camila Duarte
Revisão textual: Vanessa Santos
Foto: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.