A “briga” pela Prefeitura de Alto Alegre, em Roraima, ganhou mais um capítulo. Após a Câmara Municipal tentar afastar a prefeita interina Simone Friedrich (PSD), a Justiça suspendeu a decisão dos vereadores e a reconduziu ao cargo. A decisão é da juíza Sissi Schwantes e foi proferida na última semana.
Na decisão, a juíza apontou que os vereadores descumpriram o rito processual para afastar a prefeita interina do município. Sendo assim, a magistrada também determinou que a Câmara Municipal de Alto Alegre se asbtenha de praticar qualquer ato que gere tumulto ao “livre exercício” do poder de Simone Friedrich à frente da Prefeitura.
Além disso, a juíza estabeleceu uma multa de R$ 10 mil, caso a decisão seja descumprida. Na última quinta-feira (15), o presidente da Câmara Valdenir Magrão (MDB) chegou a assumir a Prefeitura de Alto Alegre, sendo empossado no plenário da Casa Legislativa.
Em comunicado, o vereador Magrão afirmou que vai acatar a decisão da juíza, no entanto ele destacou que vai recorrer à instância superior para tentar revertê-la.
Leia mais: STF concede liberdade a Prefeito de Alto Alegre que foi preso por suspeita de fraudes em licitação
___
Por Camila Duarte
Revisão textual: Vanessa Santos
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.