33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

Ministro de Minas e Energia diz que governo deveria avaliar retorno do horário de verão

O horário de verão vigorou por três décadas em onze estados no Brasil

Por

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reafirmou, nesta sexta-feira (17), que o governo deve avaliar a retomada do horário de verão, extinto em 2019 por decreto do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O horário de verão vigorou por três décadas em onze estados no Brasil. A medida prevê que os relógios sejam adiantados em uma hora e assim permaneçam ao longo de quatro meses, entre outubro e fevereiro. Os especialistas que apoiam o horário de verão sustentam que a medida colabora para economia de energia durante o verão, minimizando o risco de apagões.

“Tenho feitas reiteradas reuniões a fim de que, mesmo não tendo necessidade energética, se avalie, no governo, a possibilidade de estimular a economia, avaliando a possibilidade do horário de verão”, afirmou o ministro à GloboNews.

Apesar de apoiar a retomada do debate sobre a medida, Alexandre Silveira argumentou que a discussão sobre o horário de verão não deve estar atrelada apenas à questão energética, e afirmou ser necessário considerar os hábitos da população.

“O horário de verão tem outras repercussões. Tenho me reunido com várias áreas da economia e, nesta semana, me reuni com a Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes], que demonstra dados que, no período do horário de verão, época de efetivo calor na maior parte do Brasil, há impulso econômico a alguns setores”, declarou.

“Tenho defendido, junto ao MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços] e à Economia, que possamos olhar a questão do horário de verão de forma mais holística e mais ampla”, ponderou o ministro.

Leia mais: Viagem de deputados bolsonaristas para eleições argentinas custou R$ 13 mil dos cofres públicos

__

Com informações GloboNews

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -