O 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal ocorre no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, entre os dias 8 e 10 de novembro. Hoje (10/11), acontece a Assembleia Geral dos Governadores.
O objetivo é promover discussões focadas na preservação da região amazônica e colocar a população local como atores principais nas tomadas de decisões.
Ver essa foto no Instagram
Entre os temas em debate, estão agricultura, meio ambiente, segurança pública e fazenda. O evento conta com sete governadores, embaixadores, ministros do Governo Federal e outras autoridades para discutir temas que envolvem a Amazônia Legal.
Programa Amazônia
O ministro da Justiça, Flávio Dino, e governadores da Amazônia, assinaram hoje os termos de adesão ao Programa Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS).
O consórcio é formado por nove estado da região: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O programa será financiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
O valor total do investimento é de R$ 2 bilhões, dos quais cerca de 80% devem ir para as unidades federativas. O restante será destinado à Polícia Federal e à Polícia Rodoviária Federal.
Manifesto
Um manifesto em apoio à recuperação da BR-319 (rodovia que liga Manaus a Porto Velho) será assinado, nesta sexta-feira (10), durante o 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que está acontecendo em Manaus desde a quarta-feira (8).
O documento, organizado pela Associação PanAmazônia, terá a assinatura dos governadores do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), de Roraima, Antônio Denarium (Progressistas) e do governo de Rondônia.
A declaração foi apresentada a empresários em um almoço, nesta quinta-feira (9), organizado pela Associação PanAmazônia, que contou com a presença de Antônio Denarium, do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), da deputada federal, Cristiane Lopes (União Brasil) e do diretor-executivo da associação, Belisário Arce.
Sobre o Consórcio
O evento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal tem por missão acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais.
Ver essa foto no Instagram
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado por nove estados, que ocupam 59% do território brasileiro e abrigam mais de 29,3 milhões de pessoas.
Sua missão é acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais. O Consórcio visa ser referência global em articulação, estratégia e governança, para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030.
__
Por July Barbosa
Revisão textual: Vanessa Santos
Foto: Divulgação
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.