25.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Fronteira volta a ser fechada e brasileiros não conseguem sair de Gaza

Apenas duas ambulâncias com feridos conseguiram cruzar a fronteira nesta sexta-feira (10/11)

Por

A fronteira entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito voltou a ser fechada, nesta sexta-feira (10), e o grupo de brasileiros autorizados a deixar a região segue no território.

Os brasileiros e parentes foram contemplados na sétima lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza. Desde o ínicio do dia, o grupo aguarda em frente ao posto de controle da cidade fronteiriça de Rafah para poder sair.

Apenas duas ambulâncias com feridos conseguiram cruzar a fronteira nesta sexta-feira. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a fronteira foi fechada devido a suspeitas de que o grupo Hamas teria tentado infiltrar combatentes entre feridos que estavam sendo levados em ambulâncias para o Egito.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ainda não é possível dizer se a passagem dos brasileiros ocorrerá ao longo do dia ou no fim de semana. O grupo de 34 pessoas será repatriado após um longo caminho por terra e, também, pelo ar até chegarem a Brasília.

Entenda

Brasileiros foram incluídos na listagem de estrangeiros autorizados a saírem da Faixa de Gaza na madrugada desta sexta-feira, 10. A retirada de 33 dos 34 brasileiros retidos em Gaza em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas seria feita pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, rumo à capital Cairo.

Segundo publicação nas redes sociais da autoridade responsável pela passagem e pela listagem, os autorizados deveriam estar presentes às 7h, no horário local, desta sexta-feira, no hall externo da passagem para facilitar suas viagens. Estrangeiros de outros países como Canadá, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Índia, China, Rússia e Nova Zelândia também foram autorizados.

A liberação ocorreu após promessa do chanceler de Israel, Eli Cohen, ao ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, na quinta-feira. Foram quatro tentativas de uma negociação para a saída dos brasileiros e seis listagens com cerca de 24 países que já haviam conseguido a concessão. Segundo fontes do Itamaraty, o grupo de brasileiros está desde o mês passado em casas alugadas pelo Ministério de Relações Exteriores em Rafah e Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, à espera de uma definição.

__

Por July Barbosa com informações Folha

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -