O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai indicar o nome dos economistas Paulo Pichetti e Rodrigo Teixeira para ocupar os novos cargos de diretores que serão vagos em dezembro no Banco Central. O anúncio foi feito, nesta manhã de segunda-feira (30/10), pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Segundo Haddad, Pichetti será indicado para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos; e Rodrigo Teixeira, para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.
Os nomes serão encaminhados por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Em seguida, serão votados no Plenário da Casa.
Pichetti é professor na Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com experiência em temas como métodos quantitativos, greves, teoria dos jogos e econometria. Teixeira é funcionário de carreira do Banco Central, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo.
Após a aprovação da dupla, o governo Lula (PT) terá quatro diretores nomeados, de um total de nove cadeiras na cúpula do Banco Central. Pichetti e Teixeira substituirão Fernanda Guardado e Maurício Moura, indicados sob o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Em 2023, Lula já indicou o ex-número 2 do Ministério da Fazenda Gabriel Galípolo, para a diretoria de Política Monetária, e o servidor de carreira Ailton Aquino, para a diretoria de Fiscalização.
Antes de as indicações irem à votação no plenário do Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos da Casa promoverá uma sabatina com os candidatos.
Leia mais: TSE retoma na terça (31/10) análise de ações sobre abuso de poder no Bicentenário da Independência
__
Por July Barbosa com informações CNN
Revisão textual: Vanessa Santos
Foto: Divulgação
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.