35.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 18, 2024

Patricia Bullrich anuncia apoio a Milei no segundo turno das eleições na Argentina

Bullrich obteve 23,8% dos votos no primeiro turno das eleições de domingo, terminando em terceiro

Por

A candidata presidencial argentina derrotada no primeiro turno Patricia Bullrich anunciou, nesta quarta-feira, que apoiará o libertário de extrema-direita Javier Milei no polarizado segundo turno, no próximo mês, contra o ministro peronista da Economia, Sergio Massa.

“A urgência do momento obriga-nos a não sermos neutros”, disse a conservadora Bullrich em coletiva de imprensa.

“A Argentina não pode iniciar um novo ciclo kirchnerista liderado por Sergio Massa”.

Bullrich obteve 23,8% dos votos no primeiro turno das eleições de domingo, terminando em terceiro, atrás do surpreendente líder Massa, com 36,7%, e Milei, com pouco mais de 30%, resultado que desafiou as pesquisas pré-eleitorais, que previam uma vitória de Milei.

“Para que a Argentina avance, é necessária uma mudança radical”, disse Bullrich. “Temos nossas diferenças com Javier Milei, por isso competimos. Não as escondemos […], mas acreditamos que devemos unir forças para um objetivo maior”.

Algumas das propostas de Milei incluem a dolarização da economia e o fechamento do banco central.

Apesar do apoio de Bullrich a Milei, seu bloco conservador mais amplo, “Juntos por el Cambio”, permanece dividido antes do segundo turno, em 19 de novembro, uma vez que compreende grupos diferentes.

Candidatos

Sergio Massa, do partido peronista União pela Pátria, é o atual ministro da Economia da Argentina. Político experiente, o advogado conquistou as primárias de seu partido depois da terceira tentativa. Massa também já foi presidente da Câmara dos Deputados.

Javier Milei, autodenominado “anarcocapitalista”, é da coalizão conservadora La Libertad Avanza, e se coloca como representante de um liberalismo extremo. Entre suas propostas, estão a redução drástica de subsídios e do aparato estatal. Num discurso com idas e vindas, ele já propôs o fechamento do Banco Central, a saída do Mercosul e a dolarização da economia, medida vista como inviável por economistas menos radicais.

Ele passou a ganhar notoriedade ao começar a dar uma série de entrevistas polêmicas e se elegeu deputado em 2021. Nas primárias, foi o candidato mais votado, com cerca de 30% dos votos.

Leia mais: Em eleição polarizada, Sergio Massa e Javier Milei disputam segundo turno na Argentina

__

Por July Barbosa com informações CNN

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -