30.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Pesquisa demonstra relevância política e demográfica da Câmara Municipal de Boa Vista para Roraima

Pesquisa do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal mostra uma análise da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), na qual se verificou sua relevância política e demográfica, em comparação com os demais municípios de Roraima

Por

O município de Boa Vista mostra sua importância política, já que, além de sediar os poderes do Estado, é o único a ter segundo turno nas eleições para o executivo municipal. Nas eleições locais de 2020, compareceram, no primeiro turno, 165.428 (76,07%) eleitores e, no segundo turno, ocorrido pela primeira vez, 149.223 (68,62%) eleitores. Nessas eleições, foi eleito o prefeito Arthur Henrique Brandão Machado (MDB), ex-vice-prefeito da capital, na gestão Teresa Surita (2017-2020), que foi apoiado pelo ex-senador Romero Jucá (MDB).

A pesquisa do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal, dos pesquisadores Roberto Ramos Santos, Cleber Batalha Franklin, Edileuson Santos Almeida, Jeferson França Castro, com colaboração de Antônia Celene Miguel, detalha a ampliação de vinte e um para vinte e três do número de vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), em atenção ao que determina a alínea h, inciso IV, do Art. 49 da Constituição Federal. Assim, nas eleições municipais de 2020, os boavistenses já puderam contar com essa ampliação.

Além disso, os pesquisadores trazem dados do IBGE para observar a relevância da CMBV: “Uma das características de Roraima é a concentração populacional em sua capital – Boa Vista. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) [1], o município registrou, em 2021, 436.591 habitantes, representando 66,88% da população do estado, este com 652.713 habitantes. Os outros 216.122 habitantes estavam dispersos nos quatorze municípios restantes. Sendo que o município de Rorainópolis, o segundo mais populoso, registrou 24.279 habitantes”.

Diante disso, essa concentração populacional irá refletir na questão da distribuição do eleitorado. De acordo com a pesquisa, “a capital de Roraima também é o maior colégio eleitoral com 232.392 eleitores, ou seja 63,45% dos cidadãos aptos a votar no estado, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) [2]. O segundo maior colégio eleitoral de Roraima é também o município de Rorainópolis com 20.516 eleitores. Já o município São João da Baliza é o que tem o menor número de eleitores, 4.948”.

Tabela – Vereadores eleitos em 2020 para a Câmara Municipal de Boa Vista
Vereadores (Partidos) Número de Votos
Ítalo Otávio (Republicanos) 2.775
Sandro Baré (Republicanos) 2.527
Gabriel Mota (Republicanos) 2.398
Manoel Neves (Republicanos) 2.307
Júlio Cézar (DC) 2.278
Genilson Costa (SD) 2.094
Idazil da Perfil (MDB) 1.965
Dr Ilderson (PTB) 1.799
Fogaça (PTC) 1.791
Leonel Oliveira (SD) 1.677
Kleber Siqueira (SD) 1.629
Aline Rezende (PRTB) 1.625
Albuquerque (Rede) 1.606
Melquisedek (PSL) 1.531
Vavá do Thianguá (PSD) 1.482
Ruan Kenobby (PV) 1.437
Tuti Lopes (PL) 1.363
Guarda Jullyerre Pablo (PSL) 1.279
Juliana Garcia (PSD) 1.273
Regiane Matos (MDB) 1.186
Adnan Lima (PMB) 1.178
Gildean Gari (PP) 1.020
Nilson Bispo (PSC) 970
Fonte: Elaboração Amazônia Legal com base nos dados do TSE.[3

Análise da Câmara Municipal de Boa Vista

Os pesquisadores do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal mostraram uma análise da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), na qual se verificou sua relevância política e demográfica, em comparação com os demais municípios de Roraima. Dos quatorze municípios restantes, apenas Rorainópolis tem, em sua Câmara Municipal, 13 vereadores. Já Caracaraí e Mucajaí, ambos possuem 11 representantes. Os demais municípios contam, cada um, com apenas 9 representantes.

“Criada em 30 de novembro de 1969, a CMBV está na 13ª Legislatura (2021-2024). Para a atual Legislatura foram eleitos 23 vereadores, representando 15 partidos, sendo a maior bancada do Republicanos, com quatro vereadores eleitos, seguido do Solidariedade, com três eleitos; na sequência vêm MDB, PSD e PSL, cada um, com dois eleitos, e os demais partidos com apenas um vereador eleito: DC, PL, PMB, PP, PRTB, PSC, PTB, PTC, PV e Rede. Desse total, 18 deles continuam no exercício do mandato”.

Confira modificações na atual legislatura de Boa Vista no quadro de vereadores:

“Dois vereadores se afastaram para o exercício de cargos no executivo municipal: Regiane Matos (MDB), na frente da Secretaria Municipal de Saúde, ocupando a sua vaga o suplente Zélio Mota (MDB), que obteve 1060 votos. E o Guarda Jullyerre Pablo (PSL), no comando da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, sendo substituído pelo então candidato Sargento Vélton [4] (PSL), que obteve 821 votos”.

Mesa Diretora – Legislatura 2021-2024:

“Presidência: Genilson Costa (Solidariedade), Vice-Presidência: Juliana Garcia (PSD), Segunda Vice-Presidência: Idelson Pereira (PTB), Primeira Secretaria: Aline Rezende (PRTB), Segunda Secretaria: Vavá do Thianguá (PSD), Terceira Secretaria: Kleber Siqueira (Solidariedade).

É relevante a presença de duas mulheres: Juliana Garcia (PSD), exercendo o seu primeiro mandato, ocupando a Vice-Presidência; e Aline Rezende (PRTB), exercendo o seu terceiro mandato e ocupando a Primeira Secretaria. Visto, a desproporcionalidade da repartição das 23 vagas disputadas nas eleições de 2020, onde apenas quatro parlamentares foram eleitas. Além das vereadoras mencionadas, Tuti Lopes (PL) está no seu primeiro mandato, e Regiane Matos (MDB) atualmente ocupando cargo no executivo, tendo como suplente o vereador Zélio Mota (MDB)”.

* CONFIRA NA ÍNTEGRA A PESQUISA DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS GEOPOLÍTICOS DA AMAZÔNIA LEGAL *

__

Por July Barbosa com dados do Laboratório de Estudos Geopolítico da Amazônia Legal

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -