Mais uma fase da Operação Emboabas, da Polícia Federal, foi deflagrada nessa segunda-feira (25). Em Manaus, os agentes apreenderam um carro de luxo, que pertence a uma organização criminosa financiadora do garimpo ilegal no Amazonas.
De acordo com a Polícia, o carro estava escondido em uma oficina mecânica. Com a nova apreensão, já são 12 carros de luxos apreendidos durante a operação, que iniciou na última quarta-feira (20).
Entenda a Operação
A Operação Emboabas, realizada no Amazonas, identificou indícios de contrabando de ouro para a Europa após a prisão em flagrante de pessoa que transportava 35 kg de ouro, e pretendia entregar a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova Iorque.
Dentre as investigações da Operação Emboaba, a PF mira suspeitos de liderarem a exploração clandestina do minério em Terras Indígenas Yanomami e em garimpos espalhados em outros estados brasileiros.
A investigação revelou que a organização criminosa adquiriu ouro de terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas e, por meio de fraude, declara que o ouro foi extraído em permissões de lavra garimpeira (PLG) regularmente constituídas.
___
Da Redação
Revisão textual: Vanessa Santos
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.