33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

Julgamento da descriminalização do aborto no Brasil é suspenso no STF

A suspensão ocorreu por um pedido de destaque do ministro Luis Roberto Barroso logo após a ministra Rosa Weber ter votado a favor da descriminalização

Por

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta sexta-feira (22), o julgamento sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Prestes a se aposentar, a ministra Rosa Weber votou a favor, sendo o único voto contabilizado, antes do julgamento ser suspenso.

A discussão foi suspensa logo em seguida por um pedido de destaque feito pelo ministro Luis Roberto Barroso. Inicialmente debatido no plenário virtual, com o pedido de Barroso, a discussão será transferida para as sessões presenciais da Corte. Ainda não há data para quando isso deve ocorrer.

Na votação, Weber comentou que a criminalização da decisão de uma mulher pela interrupção da gravidez já dura mais de 70 anos no Brasil e que as mulheres não puderam se expressar sobre a criminalização durante o debate do tema.

“Fomos silenciadas! Não tivemos como participar ativamente da deliberação sobre questão que nos é particular, que diz respeito ao fato comum da vida reprodutiva da mulher, mais que isso, que fala sobre o aspecto nuclear da conformação da sua autodeterminação, que é o projeto da maternidade e sua conciliação com todos as outras dimensões do projeto de vida digna”, discursou.

Ao votar, Rosa afirmou que a criminalização “perpetua o quadro de discriminação com base no gênero”, sendo que nenhum homem é reprovado pela conduta de liberdade sexual. A ministra do STF cobrou ainda a necessidade de políticas públicas que ajudem a evitar gravidez indesejada.

*Com informações da CNN

Leia mais: Decisão do Tribunal Superior Eleitoral determina suspensão de conteúdo que associa Lula a drogas, assassinato e aborto

___

Da Redação

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Giulia Renata Melo

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -