26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Temer dispara sobre narrativa de golpe contra Dilma: “não se lê a Constituição”

O comentário ocorre após a decisão do TRF-1 de arquivar a ação de improbidade contra a petista, que desencadeou o processo de impeachment em 2016

Por

O ex-presidente Michel Temer (MDB) criticou a narrativa construída pela oposição de que ele teria chegado ao poder após um golpe no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O comentário ocorre após a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) de arquivar a ação de improbidade contra a petista, que desencadeou ao processo de impeachment, em 2016.

De acordo com ele, a decisão é uma ausência de exame do mérito da parte do TRF-1. “O Tribunal Regional Federal nada mais fez do que dizer ‘não vou examinar o mérito, porque essa matéria já foi pré-examinada num crime de responsabilidade’. Já houve uma apenação e, por decisões anteriores que o Supremo já houvera dado, você não tem dupla condenação, então não tem que examinar esse tema”, disse.

O ex-presidente ainda lamentou que as pessoas não possam examinar as questões. “O crime de responsabilidade política não tem nada a ver com o processo jurisdicional. O crime político é uma questão de conveniência e oportunidade. O processo jurisdicional, não —é das provas. Se as provas forem efetivas, muito bem, não tem como ter esse juízo de oportunidade e conveniência”, continuou.

Temer ainda frisou que “a narrativa é algo que supera a realidade, o fato presente. A narrativa é que houve absolvição. Não houve absolvição, [o que] não houve é exame. A condenação ou não deu-se no Congresso.”

Sobre o suposto golpe de governo, Temer criticou a narrativa e afirmou que as pessoas não leem a Constituição Federal. “Essa história de dizer que é golpe, francamente. É porque não se lê a Constituição. A Constituição diz: se o presidente é afastado, assume o vice. Golpe haveria se tentassem fazer com que o vice-presidente não assumisse”, disparou.

Leia mais: Acusação de “pedaladas fiscais” contra Dilma Rousseff é arquivada pelo TRF-1

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -