O Partido Trabalhista do Brasil (PTB) de Itacoatiara teve as contas reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, referente às eleições de 2022. Atualmente, a sigla no município é comandada pelo ex-prefeito de Itacoatiara e ex-deputado estadual Mamoud Amed Filho.
De acordo com a publicação do Diário Eletrônico do órgão, publicado nesta segunda-feira (21), o partido não apresentou os documentos exigidos pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral para efetuar as prestações de contas.
Ainda conforme a publicação, o órgão intimou o presidente do partido no município, com informações detalhadas sobre as irregularidades.
No entanto, Mamoud Filho permaneceu inerte, segundo o TRE-AM, o que fez com que o Tribunal recomendasse, pela área técnica, a não prestação de contas do PTB de Itacoatiara.
Na decisão da juíza eleitoral Joseilda Pereira Bilio, a prestação de compras é de suma importância para confirmar a transparência das campanhas eleitorais, uma vez que, a partir delas, podem-se identificar situações relacionadas ao abuso de poder econômico, “além de prever sanções pelo desrespeito aos dispositivos que o regulam.”
Com isso, o TRE-AM deu o parecer de contas não prestadas pelo PTB de Itacoatiara, sendo impedido de obter recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento da Campanha.
O Portal O Convergente não localizou o contato do PTB em Itacoatiara. A equipe de reportagem entrou em contato com Mamoud Amed Filho através das redes sociais, mas não houve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
___
Por Camila Duarte
Revisão textual: Vanessa Santos
Ilustração: Giulia Renata