O município de Parintins está na mira do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que investiga uma possível irregularidade na contratação de servidores de saúde. Segundo o órgão, o município teria contratado falsos médicos para atuarem na cidade. A informação foi publicada no Diário Eletrônico dessa quinta-feira (17).
Conforme a publicação, o município fez uma “suposta contratação de médicos sem a devida habilitação para o exercício da medicina”. Os servidores atuariam nas unidades de saúde de Parintins.
No documento, o MPAM ressalta que a atuação de pessoas sem o registro do CRM – que habilita o profissional – viola a lei regulamentadora da atividade no Brasil.
Com isso, o MPAM resolveu instaurar um Procedimento Preparatório, que deve ser autuado como Inquérito Civil, para investigar a possível irregularidade na contratação de falsos médicos em Parintins.
Logo, a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins deve ser notificada pelo MPAM. A decisão foi assinada pelo promotor de Justiça Marcelo Bitarães de Souza Barros.
O Portal O Convergente entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Parintins através dos números informados no site da Prefeitura de Parintins (92) 3**3-6**1 e (92) 9**4-8**3 para questionar a contratação dos supostos falsos médicos. Porém, não houve retorno do órgão. O espaço segue aberto para justificativas.
__
Por Camila Duarte
Revisão Textual: Vanessa Santos
Ilustração: Giulia Renata