Depois do apagão que atingiu grande parte do Brasil, o Ministério de Minas e Energia determinou a criação de uma ‘sala de situação’ para investigar as falhas no fornecimento de energia elétrica, que ocasionou o blecaute nacional na manhã desta terça-feira (15).
O Amazonas foi um dos estados que amanheceu sem energia. De acordo com a concessionária Amazonas Energia, um desligamento intempestivo ocorreu no Linhão de Tucuruí, que ocasionou um blecaute no sistema de Manaus e Interligados, além dos municípios de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.
Além disso, o Distrito Federal e outros estados também registraram a falta de energia: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Nas redes sociais, o ministro Alexandre Silveira informou que já determinou que as falhas sejam apuradas imediatamente.
Determinei a criação imediata de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada, bem como apurar as causas do incidente. https://t.co/EUnwCpsaiY
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) August 15, 2023
Em algumas cidades do Brasil, o fornecimento de energia já foi restabelecido. Em Manaus, até às 10h desta terça-feira (15), alguns bairros ainda não tinham energia.