Os deputados federais da bancada amazonense e os três senadores que representam o Amazonas em Brasília estão na disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2023, nas categorias Melhores na Câmara e Melhores no Senado.
A votação vai até o dia 31 de agosto, e em sua 16ª edição, o prêmio já é um dos mais desejados pelos políticos, pois indica a popularidade e o prestígio dos parlamentares perante a opinião pública.
A votação é considerada a premiação mais importante da política brasileira. Além do público, indicarão os melhores parlamentares do ano jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e um júri especializado. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 21 de setembro.
O voto popular este ano será nas duas categorias gerais: “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”. As categorias especiais ficarão a cargo apenas do júri.
Conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
PARCIAL
A primeira parcial da votação do Prêmio Congresso em Foco 2023, divulgada nesta terça-feira (8), aponta mais de 178 mil votos validados apenas nas primeiras 24 horas de votação.
De acordo com o boletim divulgado nesta tarde, dois parlamentares LGBTQIA+ estão na primeira colocação nas duas casas. Erika Hilton (Psol-SP), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Guilherme Boulos (Psol-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Duda Salabert (PDT-MG) lideram na categoria “Melhores na Câmara”. Erika e Duda são as primeiras parlamentares federais transexuais do país. Já Fabiano Contarato (PT-ES), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Humberto Costa (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS) e Teresa Leitão (PT-PE) encabeçam a corrida pelo prêmio na categoria “Melhores no Senado”. Contarato é o primeiro senador a se autodeclarar homossexual.
Adail Filho é o mais bem colocado do Amazonas, que não tem nenhum político entre os primeiros colocados até o momento.
Confira a primeira parcial clicando aqui.
Por: Redação
Revisão textual: Vanessa Santos