27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Governador de Minas Gerais é repudiado após sugerir união do Sul e Sudeste contra Norte e Nordeste 

Romeu Zema comparou os estados com "vaquinhas que produzem pouco"

Por

O govenador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), criou uma grande polêmica neste fim de semana, após sugerir que os governadores das regiões Sul e Sudeste criem uma frente de oposição aos estados do Norte e Nordeste. A fala considerada separatista ganha repercussão nesta segunda-feira (7), recebendo críticas da direita, esquerda e centro.

“Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população, se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, disse Zema durante entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, comparando os estrados do Norte e Nordeste a “vaquinhas que produzem pouco”.

 

O ex-prefeito de Manaus e ex-deputado estadual Serafim Corrêa foi um dos que reagiu fortemente no Amazonas contra a sugestão do governador mineiro.

Economista de formação, lembrou da desigualdade história ao longo dos anos entre Sul, Sudeste, Norte e Nordeste.

Políticos se manifestaram contra as palavras de Zema, mesmo após ele tentar “corrigir” o que havia dito na Folha. A senadora pelo Maranhão, Eliziane Gama (PSD), lembrou que a diversidade e união das várias regiões é que fez a força do Brasil ao longo da história.

Uma das poucas vozes a defender Zema, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), correu para as redes sociais tentar explicar o indefensável, após ver as chamas queimarem o colega mineiro.

A fala mais forte veio do ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, que cumpre agenda no Amapá. Ele chamou Zema de “traidor” no Twitter.

 

Para o cientista político Carlos Santiago a proposta não condiz com os desejos de Zema, um dos presidenciáveis para as eleições de 2026. “A própria Constituição Federal define que cabe ao Estado promover políticas de desenvolvimento social e econômica nas regiões mais pobres, com menos peso econômico. Zema parece desconhecer a realidade brasileira, fala sem conhecimento profundo e sem uma visão estadista. Está buscando mais um conflito entre regiões do Brasil, do que trabalhar uma integração”.

Por: Elton Rodrigues 

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -