Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (2/8), deflagrada pela PF a Operação 3FA contra a deputada federal Carla Zambelli (PL), além da prisão do hacker da ‘Vaza Jato’, Walter Delgatti. Ao todo, a PF cumpre quatro mandados de busca e apreensão, em Brasília, além de um mandado de prisão preventiva, em São Paulo.
Segundo informações do jornal O Globo, agentes da PF estiveram no apartamento e no gabinete da deputada, em Brasília. Enquanto em São Paulo, eles foram até a casa do hacker.
A operação visa esclarecer a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
Zambelli é investigada por supostamente contratar Delgatti para fraudar as urnas eletrônicas e tentar inserir no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme relato do hacker.
Conselho de Ética
Hoje, a deputada federal ainda irá passar por uma sessão no Conselho de Ética da Câmara. Isso se deve a uma ação apresentada pelo PSB, que pode resultar na cassação do mandato de Zambelli.
A parlamentar está sendo acusada pelo partido de quebra de decoro por ‘xingar e constranger’ o deputado Duarte Júnior (PSB- MA) em uma audiência, no dia 11 de abril, com o Ministro Flávio Dino, titular da pasta da Justiça e Segurança Pública.
Leia mais: Ação que pode tornar Zambelli inelegível é encaminhada à Justiça Eleitoral de São Paulo
__
Por July Barbosa com informações CNN
Foto: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis