Mais um desastre ocorrido no meio ambiente: um incêndio, que ocorreu na noite desta segunda (24/07), atingiu parte da área de mata próximo ao KM2 da Estrada Manoel Urbano, identificada como Madeiral na cidade de Manacapuru.
Ver essa foto no Instagram
A fumaça se alastrou pela cidade de Manacapuru, mas não houve feridos. Até o presente momento, ainda não se sabe o motivo que causou o fato.
Segundo a publicação nas redes sociais da Defesa Civil de Manacapuru, “A equipe de Brigada de Incêndio em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente atuaram imediatamente para controlar as chamas, utilizaram o kit de combate a incêndio da viatura para extinguir o fogo, evitando a propagação na vegetação do entorno.”
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, após o alerta de incêndio, brigadistas foram acionados para conter as chamas.
O Portal O Convergente entrou em contrato com a Defesa Civil de Manacapuru para solicitar maiores informações sobre o ocorrido, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta.
Queimadas no Amazonas
As queimadas no Amazonas apresentaram uma queda em comparativo com o ano de 2022 conforme observado na imagem abaixo:
Os principais motivos são a alta incidência do desmatamento, o fator climático “quente” que inibe a quantidade de ar circulado entre o local, entre outros.
O ano de 2019 foi o ano com maior evidência de queimadas.
Segundo nota técnica do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), “Os maiores registros neste ano foram nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima”.
Em Manaus
Nos dias 19 e 20/07, ocorreram incêndios nos bairros Japiim e Adrianópolis em Manaus mas foi contido graças a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM.
Os bombeiros já tinham atendido a outras ocorrências e ressaltam que foi preciso vários litros de água para conter o fogo.
Solicitação de Nota
O Portal O Convergente solicitou nota da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade para solicitar nota sobre incêndios ocorridos em Manaus e queimadas a nível Amazonas mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta. Reforçamos que o espaço segue aberto para demais esclarecimentos.
Leia Mais: Lula marca cirurgia no quadril para outubro
Por Tatiana Nascimento
Revisora: Vanessa Santos
Foto: Marcus Reis