Quarenta e oito apartamentos funcionais da Câmara dos Deputados localizados na Asa Norte, em Brasília, a menos de cinco quilômetros da Praça dos Três Poderes, estão fechados por risco de desabamento. Os apartamentos ficam em um dos pontos com metros quadrados mais caros do país.
Mesmo sem uso, os imóveis já custaram 730 mil aos cofres públicos, segundo informações da CNN Brasil. O estado de deterioração dos dois prédios de seis andares, que serviriam para o uso dos deputados federais de todos os estados do Brasil, vem preocupando os vizinhos dos imóveis.
Os apartamentos foram construídos em 1973, cada um com quatro unidades de 235 m², possuem seis dormitórios e uma vaga de garagem. Há anos, no entanto, os espaços estão vazios e em estado de deterioração. Em agosto de 2019, um laudo da Câmara estimou que os apartamentos valiam R$ 1,6 milhão.
Segundo a CNN, a assessoria da Câmara não explicou o porquê de os prédios vazios não terem sido restaurados, mas afirmou que as obras dos 48 apartamentos vão começar ainda este ano.
Leia mais: Câmara dos Deputados está insatisfeita com Ministro da Casa Civil
Edição: Karina Garcia, com informações da CNN Brasil
Revisão: Vanessa Santos
Foto: Divulgação