O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou recuperação da relação com a África no discurso realizado nesta quarta (19/07) em Cabo Verde. O encontro foi entre Lula e o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, no qual foram colocados em pauta o retorno da relação com o continente africano assim como a punição aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Ver essa foto no Instagram
Segundo Lula, “Quero recuperar a relação com continente africano, porque nós brasileiros somos formados pelo povo africano, a nossa cultura, nossa cor, nosso tamanho é resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus”.
Em seu discurso, o presidente trouxe também a questão do governo anterior, comandado por Jair Bolsonaro, não ter ajudado a África durante processo vacinal da Covid-19.
“A verdade é que o Brasil ficou afastado do mundo durante os últimos seis anos e da África também. Nós, brasileiros, fomos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho é resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus. Nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, afirmou.
Brasil e África em 2020
O Portal O Convergente realizou um levantamento baseado no documento intitulado “A política externa de Bolsonaro na pandemia”, tendo como autores DIEGO ARAUJO AZZI GILBERTO, MARCOS ANTONIO RODRIGUES, ANA TEREZA LOPES MARRA DE SOUSA, no qual trata da relação do ex-presidente Jair Bolsonaro a nível Brasil com a África.
Em 2020, ocorreu a pandemia de Covid-19, doença que se alastrou mundialmente. À época, o ex-presidente Jair Bolsonaro restringiu as fontes de financiamento de programas sociais, não fornecendo, portanto, investimento para compra de vacina.
É importante ressaltar que Bolsonaro deixou claro desde o primeiro ano de mandato que não queria manter relações, como aponta o documento: “Em 2019, no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, entre declarações controversas e protocolares, o país foi aprofundando seu distanciamento em relação ao continente, abrindo mão de qualquer plano ambicioso para os africanos.”
A relação entre Brasil e África foi enfraquecida pelos fatores que envolvem a pandemia da Covid-19, como também pelo enfraquecimento comercial. Dessa maneira, Lula tentará recuperar as relações comerciais perdidas entre Brasil e o continente africano.
Leia Mais: Nova decisão emitida por Vara do Meio Ambiente determina retirada de flutuantes em Manaus
Por Tatiana Nascimento
Revisora: Vanessa Santos
Foto: Divulgação