Durante as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Federal montou equipes para cumprir uma fiscalização em Manaus. A princípio, segundo informações obtidas pela reportagem, a PF está investigando um suposto cartel de postos de combustível.
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre empresas concorrentes para, principalmente, fixar preços ou cotas de produção, dividir clientes e mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, prejudicando, portanto, o bem-estar do consumidor.
Sobre a operação em combate ao suposto cartel
A Polícia Federal informou que realiza, em conjunto com o Procon/AM e com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, trabalho para identificar e reprimir possíveis práticas de crime de cartel, em tese, praticados por postos de combustíveis na capital do Amazonas.
A técnica de amostragem seleciona os postos de combustíveis de diferentes franquias. Esses focos embasarão a análise dos principais postos fornecedores da capital amazonense.
Em suma, a Polícia Federal entende que essa ação conjunta contribui no combate e na prevenção do crime de cartel, garantindo a proteção dos direitos dos consumidores e a promoção de um ambiente concorrencial correto no setor.
Leia mais: PF nega solicitação de Arthur Maia por novos delegados para auxiliar em CPMI do 8 de Janeiro
Leia mais: PF nega solicitação de Arthur Maia por novos delegados para auxiliar em CPMI do 8 de Janeiro
_
Texto: Hector Santana
Edição: Vanessa Santos
Ilustração: Marcus Reis