José Sarney, 93 anos, sofreu um acidente doméstico na manhã deste domingo (16), em São Luís do Maranhão. O ex-presidente, que é um dos políticos mais conhecidos do estado, foi internado logo após cair em casa. O anúncio foi feito pela deputada e filha de Sarney, Roseana Sarney (MDB-MA), em vídeo publicado no Instagram. Segundo Roseana, ele se recupera bem.
“Levamos um susto muito grande. Meu pai tropeçou e caiu. Nós o levamos para um hospital, mas graças a Deus, os exames já concluíram e ele tá muito bem. Se Deus quiser, vai ficar bom logo, logo”, informou a ex-governadora do Maranhão.
Ainda, segundo declaração de Roseana, Sarney passou por uma bateria de exames para que a equipe médica pudesse avaliar seu estado e descartar quaisquer complicações futuras. Os acidentes domésticos mais comuns são quedas, cortes, engasgos, intoxicações, queimaduras e choques.
Em nota, o UDI Hospital informou que José Sarney foi diagnosticado com “uma pequena área de isquemia cerebral”, que é causada por um bloqueio na circulação sanguínea do cérebro. Apesar do diagnóstico, o quadro de saúde era estável e Sarney recebeu alta na manhã desta segunda-feira (17).
O político maranhense presidiu o país entre 1985 e 1990. Sua gestão ficou marcada pela promulgação da Constituição de 1988 e pelas frustradas táticas para conter a inflação do período.
Dados de acidentes domésticos em idosos
Os acidentes domésticos são as causas mais comuns que atingem os idosos. Segundo o Ministério da Saúde, 1/3 dos atendimentos por traumas nos hospitais do país ocorre com pessoas com mais de 60 anos. Cerca de 75% dessas lesões acontecem dentro de casa, 46% no trajeto entre o banheiro e o quarto. Sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura.
Por Karina Garcia
Revisão: Vanessa Santos
Foto: Divulgação