O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira, 13, do Congresso Nacional dos Estudantes em Brasília. Ao lado do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, Lula exaltou em discurso que “minha causa é o povo brasileiro” e convocou os estudantes para defenderem a democracia.
No início do seu discurso, o petista afirmou que o Brasil será grande e protagonista novamente. “Eu voltei, porque vocês votaram para recuperarmos nosso país e a democracia. Há pouquíssimo tempo, vocês conheceram o que é o fascismo e o nazismo. Entenderam como, em quatro anos, é possível destruir a democracia que construímos”, ponderou Lula sem mencionar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Congresso da UNE é considerado o maior encontro de estudantes da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil participantes até o último dia do evento, no próximo domingo (16).
Ao discursar para milhares de jovens, Lula celebrou a mudança do perfil social dos estudantes ao longo da última década, com o ingresso de pobres e negros nas universidades, especialmente a partir dos programas criados em seus governos anteriores.
Durante a cerimônia, representantes das entidades estudantis leram e entregaram uma carta de reivindicações ao presidente. Entre os principais pontos, estão a manutenção da política de cotas e ampliação do direito de acesso para indígenas e pessoas trans, a criação da Universidade de Integração da Amazônia e a aprovação de uma lei para instituir o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Além disso, a UNE reiterou, no documento, o pedido para que o governo revogue o Novo Ensino Médio, demanda repetida diversas vezes pelos estudantes em palavras de ordem gritadas no ginásio.
Ao finalizar sua participação, Lula falou sobre seu maior propósito de vida. “Uma nação não é grande pela quantidade de gente, uma nação é grande pela qualidade da educação, pela qualidade da saúde. Eu tenho uma causa e essa causa se chama povo brasileiro. E por conta desse povo, a gente vai lutar até que esse país seja verdadeiramente um país que todos nós sonhamos”, finalizou o presidente.
Leia mais: 59º Congresso da UNE reúne personalidades para discutir melhorias na área da educação
Por Karina Garcia, com informações CNN.
Foto: Divulgação
Revisão: Vanessa Santos