Neste sábado (8/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega à cidade de Léticia, na Colômbia, na tríplice fronteira com o Brasil e o Peru.
Contudo o presidente colombiano, Gustavo Petro, convidou Lula para participar da Reunião Técnico-Científica da Amazônia.
Em suma essa é a terceira viagem de Lula a um país da América do Sul desde o início de seu mandato em janeiro. No primeiro mês do ano, o presidente petista visitou a Argentina e o Uruguai.
pois ao longo dos primeiros seis meses de governo, Lula já esteve em 12 nações estrangeiras, ficando mais de 30 dias fora do Brasil.
Durante sua estadia na Colômbia, Lula terá uma agenda bilateral com o presidente Gustavo Petro.
Como líderes de países que compartilham mais de 1,6 mil quilômetros de fronteira, os dois discutirão assuntos relacionados à cooperação regional, com ênfase em investimentos nas áreas de infraestrutura, defesa e segurança.
Amazônia é o foco
O fórum de debates científicos sobre a Amazônia começou na última quarta-feira (5) e é considerado pelo governo brasileiro uma espécie de “preparação” para a cúpula dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O encontro de países será em 8 de agosto.
Durante a reunião, representantes dos oito membros (Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) discutem estratégias para a preservação do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais da Floresta Amazônica.
Em suma a presença de Lula será no evento de encerramento da reunião.
Leia mais: Lula assume a presidência do Mercosul e tenta equilibrar os desafios da agenda ambiental
_
Edição: Hector Santana, com informações do Metrópoles
Foto: Ricardo Stuckert/PR