Próximo da votação da Reforma Tributária na Câmara Federal, o governador do Amazonas Wilson Lima (União) vem mostrando sua força política em prol da manutenção do modelo Zona Franca de Manaus. Wilson se reunião com Haddad na manhã desta quarta-feira (5) e com ele estavam deputados federais e senadores pelo Amazonas, todos unidos em prol da manutenção do principal modelo econômico do estado.
“Se o modelo Zona Franca começa a enfraquecer é o início da queimada da floresta. Perder a Zona Franca de Manaus é começar a tacar fogo na floresta”, disse o governador, depois do encontro. Por isso, nós não podemos prescindir e nós não abrimos mão desse modelo. E aqui a gente conta com a sensibilidade do ministro da Fazenda e toda a equipe dele”, concluiu.
Após a fala do governador do Amazonas, o ministro da Fazenda Fernando Haddad também falou sobre a importância do modelo econômico, mostrando assim sintonia com o que está sendo defendido pelos políticos.
“É conhecido o respeito e admiração do presidente Lula por este projeto, que garante a sustentabilidade da região e hoje é motivo de preocupação internacional. Sabemos da importância deste processo de desenvolvimento e queremos sua manutenção, pelo menos até 2073, que é o prazo em que vigora pela atual Constituição”, disse o ministro que também destacou a importância da pauta ambiental do governo Lula.
Um dos deputados presentes na reunião, Saullo Vianna (União Brasil) destacou que a competitividade do modelo precisa ser mantida no texto da reforma “Estamos preocupados sobre como manter a competitividade do modelo.” disse o parlamentar que também fez parte do Grupo de debate na Câmara.
União
Desde o fim da tarde e início da noite de terça-feira, a bancada do amazonas se reúne em Brasília com o governador do Amazonas Wilson Lima. Um desses importantes articuladores, o senado Omar Aziz (PSD), que possui uma relação próxima ao governo Lula falou sobre o compromisso dos deputados e senadores com os empregos gerados pela Zona Franca de Manaus.
“Estamos firmes na defesa do nosso modelo econômico que gera centenas de milhares de empregos e ajuda na preservação da nossa floresta.”, afirmou Aziz.
_
Texto: Hector Santana
Foto: Reprodução