A Câmara Municipal de Manaus (CMM) prestará uma homenagem antecipada aos escritores do município em uma cerimônia especial que ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal no dia 6 de julho, a partir das 13h. A proposta para a homenagem foi apresentada pelo vereador William Alemão (Cidadania), considerando a proximidade do Dia do Escritor, que é celebrado em 25 de julho, quando a Casa estará em recesso.
Aos 22 anos, Pedro K. Calheiros é o escritor mais jovem dentre os homenageados e já é autor de dois livros de poemas: “O amor em quatro versos” e “Epifania Poética”, além de escrever crônicas para a coluna “Espaço liberdade”, no Jornal do Commercio.
Além da carreira literária, se destaca pelo trabalho que tem feito ao coordenar o Caravana das Letras, projeto idealizado pelo Deputado Federal Amom Mandel, que leva eventos literários como saraus de poesia, feiras literárias, oficinas de redação e distribuição de livros para diversas comunidades da capital e do interior.
Pedro é filho do professor e advogado Francisco Calheiros (1968-2020), vítima da Covid-19, que ganhou as manchetes em 2019 ao recusar homenagem na CMM no dia do professor. Ao ser questionado sobre o aceite após a recusa do pai, o jovem escritor dispara: “Meu pai era um homem à frente de seu tempo. Ele dizia que ao invés de homenagens, as casas legislativas deveriam criar projetos concretos para a melhoria da cidade. E estava certo, mas é também preciso reconhecer as personalidades da terra que estão tentando tornar a cidade um lugar melhor!”.
Além de Pedro, estão entre os escritores homenageados Júlio Antônio Lopes, Rômulo Sena, Tenório Telles e Gaitano Antonaccio.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação