28.3 C
Manaus
sábado, setembro 7, 2024

Especialista comenta sobre Lula assumir a presidência do Mercosul

O bloco que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, tem a presidência alterada a cada seis meses.

Por

O presidente Lula vai assumir a presidência do Mercosul, após um período de 13 anos. O bloco que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, tem a presidência alterada a cada seis meses.

Nossa equipe de reportagem do Portal O Convergente conseguiu contato com o cientista Helso Ribeiro que comentou sobre o assunto.

Segundo o cientista político Helso Ribeiro: “De acordo com o que estabelece o parágrafo único do art. 4º da Constituição Brasileira de 88 está prevista essa integração, o que ocorre que o Mercosul ainda que tenha essa perspectiva de alargar essa integração, ele ainda é muito baseado em resultados econômicos”.

Ele também salientou a importância de o Mercosul ter uma representativa rotatividade. Atualmente, por exemplo, o presidente Lula assumiu a frente do bloco. O governo de Lula tem buscado resolver algumas questões ambientais que foram apresentadas pelos europeus e que seriam consideradas exageradas pelos brasileiros.

Governo aumenta de R$303 para R$600 o “Mínimo Existencial”

Integrantes do Itamaraty entendem que o Brasil tem, hoje, uma agenda ambiental muito mais próxima dos padrões internacionais, e que as questões levantadas pelos países da União Europeia são “descabidas” neste momento.

Lula esteve, no final de junho, com o presidente francês, Emmanuel Macron, para tratar das possíveis soluções para esse entrave. Também, em junho, o presidente brasileiro recebeu, em Brasília, a presidente da comissão da União Europeia para tratar do assunto.

Especialista comenta sobre Lula assumir a presidência do Mercosul

Os integrantes da Argentina também entendem que o momento é de evolução nas negociações. A secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais, Cecilia Todesca, disse, durante uma conversa com jornalistas na cúpula, que os países do bloco sul-americano já estão finalizando documentos de contraproposta aos questionamentos dos europeus.

 

Por Tatiana Nascimento

Revisora Vanessa Souza

Leia Mais: Roberto Cidade parabeniza Boi Caprichoso e destaca trabalho de órgãos estaduais no Festival Folclórico de Parintins

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -