Em coletiva de imprensa realizada no Bumbodrómo, a responsável pela pasta cultural exaltou a cultura amazonense
Em sua primeira visita ao município de Parintins, durante o 56. º Festival Folclórico do estado do Amazonas, Margareth Menezes, atual Ministra da Cultura do governo Lula, falou sobre novos projetos de incentivos à cultura no Brasil, além de prometer a disseminação internacional da cultura nortista.
Em coletiva de imprensa, a Ministra foi questionada sobre pontos específicos referentes a recursos e qualificação de mão de obra para o Festival de Parintins. Além de dizer que a cultura traz progresso e emancipação social, ela comentou que deseja a melhoria de vida aos artistas que produzem o grandioso espetáculo.
Além disso, Margareth Menezes disse que, após o descaso com a pasta cultural, no governo anterior, agora eles precisam “adubar o solo cultural”, para que haja um recomeço com mais oportunidade, dignidade e exaltação da cultura no Brasil.
Apesar do Brasil ser tido como a décima terceira cultura que mais influencia culturas internacionais, segundo uma pesquisa americana, a Ministra disse que ainda não entende como o país não tira uma boa contrapartida econômica. Mas que o plano é alinhar para que isso seja revertido.
A Ministra se mostrou muito feliz por estar em Parintins e, após cinco convites, ter conseguido vir até a cidade para desfrutar dos bois Caprichoso e Garantido.
Reunião de Wilson Lima com Margareth Menezes
O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve reunido com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, no dia 26 de abril , em Brasília, apresentando demandas do estado para a área e realizou um convite a ela para se fazer presente no Festival Folclórico de Parintins (município distante 369 quilômetros de Manaus), que acontece de 30 de junho a 2 de julho no bumbódromo da ilha tupinambarana.
Com a presença de representantes dos bois Caprichoso e Garantido e do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo, o governador destacou a importância de avanços nas leis de fomento – Rouanet, Aldir Blanc e Paulo Gustavo – e no apoio a movimentos culturais e explicou que, embora seja o primeiro encontro entre ambos, técnicos da área da Cultura dos governos estadual e federal já estavam em contato.
Por Rodrigo Guimarães
Foto: Rodrigo Guimarães
Leia Mais: Especialista comenta sobre a queda da taxa de desemprego no Brasil