26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Ministra da Cultura do Brasil chega a Parintins para acompanhar festival e fala sobre projeções culturais

Em coletiva de imprensa realizada no Bumbodrómo, a responsável pela pasta cultural exaltou a cultura amazonense.

Por

Em coletiva de imprensa realizada no Bumbodrómo, a responsável pela pasta cultural exaltou a cultura amazonense

Em sua primeira visita ao município de Parintins, durante o 56. º Festival Folclórico do estado do Amazonas, Margareth Menezes, atual Ministra da Cultura do governo Lula, falou sobre novos projetos de incentivos à cultura no Brasil, além de prometer a disseminação internacional da cultura nortista.

Em coletiva de imprensa, a Ministra foi questionada sobre pontos específicos referentes a recursos e qualificação de mão de obra para o Festival de Parintins. Além de dizer que a cultura traz progresso e emancipação social, ela comentou que deseja a melhoria de vida aos artistas que produzem o grandioso espetáculo.

Além disso, Margareth Menezes disse que, após o descaso com a pasta cultural, no governo anterior, agora eles precisam “adubar o solo cultural”, para que haja um recomeço com mais oportunidade, dignidade e exaltação da cultura no Brasil.

Apesar do Brasil ser tido como a décima terceira cultura que mais influencia culturas internacionais, segundo uma pesquisa americana, a Ministra disse que ainda não entende como o país não tira uma boa contrapartida econômica. Mas que o plano é alinhar para que isso seja revertido.

A Ministra se mostrou muito feliz por estar em Parintins e, após cinco convites, ter conseguido vir até a cidade para desfrutar dos bois Caprichoso e Garantido.

Reunião de Wilson Lima com Margareth Menezes

O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve reunido com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, no dia 26 de abril , em Brasília, apresentando demandas do estado para a área e realizou um convite a ela para se fazer presente no Festival Folclórico de Parintins (município distante 369 quilômetros de Manaus), que acontece de 30 de junho a 2 de julho no bumbódromo da ilha tupinambarana.

Com a presença de representantes dos bois Caprichoso e Garantido e do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo, o governador destacou a importância de avanços nas leis de fomento – Rouanet, Aldir Blanc e Paulo Gustavo – e no apoio a movimentos culturais e explicou que, embora seja o primeiro encontro entre ambos, técnicos da área da Cultura dos governos estadual e federal já estavam em contato.

 

Por Rodrigo Guimarães

Foto: Rodrigo Guimarães

Leia Mais: Especialista comenta sobre a queda da taxa de desemprego no Brasil

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -