Após oito horas de sabatina, o advogado Cristiano Zanin foi aprovado. Com 21 votos a favor e 5 contra, a Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça bateu o martelo e deu por encerrada a sessão. O nome de Zanin ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Casa, em votação que ocorre ainda nesta quarta-feira. Só então ele estará apto a assumir como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Quem é Cristiano Zanin?
Formado pela PUC-SP, o advogado foi o autor, em 2021, do pedido de habeas corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF) que resultou na anulação das condenações de Lula, após a Corte ter reconhecido a parcialidade do então juiz Sergio Moro. A anulação das sentenças restaurou os direitos políticos de Lula — que ficou preso por 580 dias —, o que possibilitou a candidatura nas eleições de 2022, em que foi eleito presidente da República pela terceira vez.
Durante a Sabatina
O advogado Cristiano Zanin iniciou a sessão da sabatina, nesta quarta (21), com uma breve apresentação sobre sua trajetória e, logo em seguida, o seu discurso. O senador Veneziano Vital de Rêgo foi o primeiro a iniciar o processo de perguntas.
De acordo com Zanin: “Eu estou aqui sendo indicado pelo Presidente Lula, porque ele conheceu meu trabalho, sem qualquer subordinação. Eu me sinto na condição de atuar neste cargo, essa questão da imparcialidade é um elemento fundamental”.
Cristiano Zanin, indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o STF, optou por não se estender em seus comentários sobre questões como aborto, drogas e direitos indígenas.
Por Tatiana Nascimento
Foto: Divulgação