A administração do governador Wilson Lima, do partido União Brasil, no estado do Amazonas, recebeu aprovação de mais da metade dos moradores de Manaus, a maior cidade do estado onde mais de 50% da população amazonense reside. Essa constatação foi revelada por uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná e divulgada nesta terça-feira (13).
De acordo com a pesquisa, a taxa de aprovação da gestão de Wilson Lima alcança 53,5%, enquanto a taxa de desaprovação é de 41,5%.
Com esses números, Wilson Lima figura entre os dez governadores mais bem avaliados nas principais capitais do país atualmente.
O governador Ratinho Júnior, do Paraná, obteve a melhor aprovação nas capitais, com um desempenho destacado entre os governadores do top 10. Ele registrou uma aprovação de 70% e uma desaprovação de 26,4% em Curitiba.
Na sequência, o governador Helder Barbalho, do Pará, obteve índices de aprovação de 68,5% e desaprovação de 27,0% em Belém. O governador Romeu Zema, de Minas Gerais, recebeu aprovação de 66,5% dos eleitores de Belo Horizonte e desaprovação de 27,3%. Já o governador do Amazonas, Wilson Lima, ocupa o nono lugar no levantamento, com 53,5% de aprovação e 41,5% de rejeição em Manaus.
Em seguida a pesquisa mostra o favoritismo do governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, com 66,3% de aprovação e 27,7% de desaprovação em Porto Alegre; o governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, com 65,3% de aprovação e 26,7% na capital paulista; a governadora Raquel Lyra, de Pernambuco, com 63,1% de aprovação e 30,6% em Recife; e o governador Elmano de Freitas, do Ceará, com 62,4% de aprovação e 31,3% em Fortaleza.
Na parte inferior da tabela, temos o governador Jerônimo Rodrigues, da Bahia, com 55,5% de aprovação e 34,3% de desaprovação em Salvador; o governador Wilson Lima, do Amazonas, com 53,5% de aprovação e 41,5% em Manaus; e o governador Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, com 43,2% de aprovação e 45,1% na capital fluminense.
Foto: Divulgação