31.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 5, 2024

População de Boca do Acre reclama de falta de atendimento médico em UBS e Hospital Regional da cidade

Denúncias encaminhadas à redação apontam que a falta de médico nas duas unidades de saúde tem provocado demora nos atendimentos, além de outras queixas da população

Por

Moradores e parlamentares do município de Boca do Acre, 1,26 km distante de Manaus, denunciaram ao Portal O Convergente que a cidade tem passado por falta de médicos na Unidade Básica de Saúde Francisca Amélia, localizada no bairro Praia do Gado, bem como no Hospital Regional de Boca do Acre – Maria Geny de Lima, o que, segundo eles, vem ocasionando a demora do atendimento nos últimos meses.

Outra denúncia relatada à reportagem por vereadores da Câmara de Boca do Acre (CMBA) é quanto ao salário de médicos e dentistas, que, segundo eles, estão atrasados e que esses profissionais da saúde atendem na unidade hospitalar regional em contratos firmados com a Prefeitura de Boca do Acre, comandada pelo prefeito Zeca Cruz (PP). Os parlamentares também alegaram a falta de estrutura no Hospital. “A situação lá está precária, falta tudo”, disse a vereadora Taísa Onofre(PP).

As denúncias pontuam que, na UBS Francisca Amélia, os atendimentos ficam suspensos em até três dias por falta de médicos. “No Francisca Amélia [UBS], está há três dias que não tem atendimento médico”, denunciou a paciente que preferiu não se identificar.

Sobre o atendimento no Hospital Regional de Boca do Acre Maria Geny de Lima, outra denunciante disse que, quando um paciente chega ao hospital, só aplicam um tipo de medicação, no caso a dipirona. Ela também reclamou das faltas de médicos e de providências por parte do Executivo Municipal.

“O hospital não tem médico, chega gente doente lá e só dão dipirona. Isso é bonito para um prefeito? Não é. Então esse homem tem que sair antes de acabar o mandato dele, isso sim!”, escreveu a denunciante.

Demora e falta de médico

Um vídeo encaminhado ao O Convergente, neste mês de maio, também mostrou a insatisfação dos moradores de Boca do Acre quanto à demora no atendimento médico no município. Na ocasião, vereadores do município foram acionados para averiguar as denúncias e conversaram com os pacientes, entre eles a presidente da Câmara, Taísa Onofre (PP) e Jansen Almeida (Avante).

Um paciente que aguardava para realizar um raio-x reclamou que chegou na unidade pela manhã e já era de tarde e não havia sido atendido. “Desde de manhã estou aqui para fazer um raio-x, só esse papelzinho aqui e mais nada, estou aguardando até agora. Cheguei cedo aqui”, reclamou o paciente pela demora.

Outro paciente afirma no vídeo que estava na unidade desde o dia anterior e ainda não tinha sido atendido e nem realizado nenhum exame. “Estou aqui desde ontem e ainda não fui atendido”, disse.

Salários atrasados

Sobre os salários atrasados, o secretário Municipal de Saúde (Semsa), Manuel Barbosa, disse ao O Convergente que há apenas três médicos com salário atrasado e que é equivalente a apenas um mês.

“Até onde eu tenho informações, existem três médicos CNPJ/Empresa com um mês de salários atrasados. Apesar de que, no Amazonas, o interior tem sofrido muito com a falta de médicos especialistas. E os municípios têm feito o possível para manter esses serviços funcionando”, disse Barbosa.

Barbosa também pontuou que o secretário Municipal de Finanças, Sued Oliveira, também fosse contactado para dar mais informações sobre o pagamento. Em resposta, o secretário afirmou que os salários estão em dia.
“Já adianto que, quanto aos pagamentos de médicos e demais servidores de saúde, estão em dias. Não sei de onde partiu essa informação incorreta. Haja vista que todos os pagamentos já foram realizados”.

Além disso, o prefeito Zeca Cruz também foi contactado por meio de mensagem no telefone (97) 984xx-1xx8 e o chefe de seu gabinete Antônio Flávio Nonato de Oliveira. A gestora do Hospital Regional de Boca do Acre, Maria Geny de Lima, Sâmia Cristina, também foi acionada para falar da falta de médicos, demora no atendimento e se está ciente da situação de atraso salarial em que se encontrariam os médicos que atendem pela prefeitura. No entanto, não houve retorno das partes sobre as denúncias encaminhadas ao O Convergente. O espaço segue aberto para quaisquer esclarecimentos futuros ou pedido de direito de respostas.

 

 

Veja mais denúncias:

 

Leia mais: Nova fórmula do cálculo do ICMS terá imposto reduzido no AM

 

Da Redação

Fotos: Divulgação

Revisão textual: Vanessa Santos

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -