27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Campanha “Março Lilás” alerta para prevenção do câncer de colo uterino

O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre as formas de prevenção e intensificar o diagnóstico precoce da doença

Por

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá promover a abertura do “Março Lilás”, mês de prevenção ao câncer do colo do útero, nesta quarta-feira, 1º/3, às 9h, no Parque das Tribos, bairro Tarumã, zona Oeste da capital.

Durante todo o mês de março, as unidades básicas da Semsa realizarão atividades de educação em saúde com foco na população de risco para o câncer do colo do útero, que são mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, além da oferta do exame preventivo e da vacina contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

O Março Lilás foi instituído em 2019, primeiro da gestão do governador, e faz parte do calendário oficial de eventos do Amazonas. Em 2023, o tema é “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero” e contará com diversas ações voltadas à prevenção da doença.

Câncer no colo de útero

Uma das maneiras do desenvolvimento de um câncer do colo de útero é a partir de alterações pré-cancerígenas. Existem duas formas de descobrir e impedir o desenvolvimento da doença são: diagnosticar e tratar lesões antes que se tornem malignas e prevenir as condições pré-cancerígenas.

Através de exames como o Papanicolau e o exame de detecção do papilomavírus humano (HPV) é possível detectar as lesões antes que se tornem um câncer. Ambos coletam células do colo do útero que determinam a presença da doença ou do pré-câncer.

Prevenção

Algumas das formas de evitar lesões pré-cancerígenas

 Usar preservativo: Prevenindo não apenas contra o HPV, como também contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis;

– Tomar vacina contra o HPV: Existem vacinas disponíveis que podem proteger os jovens contra determinadas infecções pelo HPV. Essas vacinas protegem contra a infecção com os subtipos de HPV mais comumente ligados ao câncer, bem como alguns tipos que podem causar verrugas anal e genitais. Essas vacinas agem apenas para prevenir a infecção pelo HPV, elas não tratam uma infecção já existente. Por essa razão, para ser mais eficaz, as vacinas contra o HPV devem ser administradas antes que uma pessoa seja exposta ao HPV (atividade sexual).

– Não fumar: Não fumar é outra maneira importante de reduzir o risco de pré-câncer de colo do útero e câncer.

– Evitar exposição ao HPV: A transmissão é feita de pessoa para pessoa através do contato pele a pele com uma área infectada do corpo. Embora a doença possa se espalhar durante ato sexual, não significa que precisa ocorrer para que aja infecção. A infecção é capaz de se espalhar de uma parte do corpo para outra, por exemplo, pode ter início no colo de útero e passar para vagina e vulva. Uma vez que é possível ter o vírus, transmitir e não saber.


Fonte: Secom

Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -