25.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025

‘Eu não abro mão da união’, diz Roberto Cidade após ser aclamado presidente da Aleam

Ainda durante a sessão de posse dos deputados, o governador Wilson Lima falou ao O Convergente sobre a harmonia entre os Poderes e adiantou o que será anunciado na Mensagem Governamental, nesta quinta-feira, 2/2, na Aleam

Por

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) empossou nesta quarta-feira, 1º/2, em Sessão Solene, os vinte e quatro deputados eleitos em outubro de 2022. Para a vigésima legislatura, o Parlamento Estadual teve uma renovação 41,7%, com dez novos parlamentares, e 14 reeleitos.

Entre os novatos, aparecem Dr. George Lins (União Brasil); Daniel Almeida (Avante); Mayra Dias (Avante); Débora Menezes (PL); Dan Câmara (PSC); Cristiano D’Ângelo (MDB); Thiago Abrahim (União Brasil); Mário César Filho (União Brasil); Rozenha (PMB), e Wanderley Monteiro (Avante).

Já os reeleitos, são: Roberto Cidade (União Brasil); Joana Darc (União Brasil); Felipe Souza (Patriota); Alessandra Campêlo (PSC); Abdala Fraxe (Avante); João Luiz (Republicanos); Sinésio Campos (PT); Carlinhos Bessa (PV); Cabo Maciel (PL); Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos); Adjuto Afonso (União Brasil); Delegado Péricles (PL); Wilker Barreto (Cidadania), e Dr. Gomes (PSC).

Na sessão, os parlamentares declararam seus compromissos na função de legislar representando a população e o Amazonas. Logo após, assinaram o termo de posse para o cargo.

Durante a solenidade estiveram presentes o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil); o vice-governador Tadeu de Souza (Avante); o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante); o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André (PSC); o procurador-geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), desembargadora Nélia Caminha Jorge; o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro; representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM); do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AM); da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM); dos municípios e de representantes religiosos do Estado.

Votação Ainda na mesma sessão ocorreu à votação para à presidência da Aleam e da composição da Mesa Diretora, em que o deputado Roberto Cidade foi aclamado à presidência da Casa para o biênio 2023-2024.

A nova composição da Mesa Diretora da Aleam será composta pelo presidente Roberto Cidade, e dos demais membros: Carlinhos Bessa (PV) – 1° vice-presidente; Alessandra Campelo (PSC) – 2ª vice-presidente; Felipe Souza (Patriota) – 3° vice-presidente; João Luiz (Republicanos) Secretário-Geral; Abdala Fraxe (Avante) – 1º secretário; Joana Darc (UB) – 2ª secretária; Cabo Maciel (PL) – 3º secretário; Dr. Gomes (PSC) – Corregedor, e Sinésio Campos como Ouvidor da Aleam.

Discurso de posse – Em seu discurso após a votação, Roberto Cidade disse que não abrirá mão de unir cada vez mais o Parlamento Estadual, trabalhar pelos mais humildes e pela harmonia entre os Poderes. Cidade também agradeceu o apoio recebido pelos demais parlamentares.

“Quero primeiramente agradecer a Deus por mais essa oportunidade e essa missão. Nesse dia tão especial me veio à necessidade de falar sobre união. Cheguei até essa presidência pela primeira vez por conta da união. Trabalhei durante esses anos o tempo todo cultivando a união, mesmo quando os interesses divergiam foi à união que prevaleceu. Dia a dia, eu sempre escolhi o caminho conciliador, o debate construtivo e o entendimento republicano que só a união é capaz de pavimentar”, disse Cidade agradecendo o apoio dos demais deputados, que o reconduziram à presidência do Parlamento Estadual, destacando que esta mesma união permanecerá na segunda gestão.

Harmonia – O governador Wilson Lima também falou com exclusividade ao Portal O Convergente sobre a importância da harmonia entre os poderes. “Hoje eu vim a Assembleia prestigiar a posse dos deputados, entendendo à necessidade de haver essa harmonia entre o Executivo e o Legislativo e os demais Poderes para que a gente possa pra que a gente possa atingir o nosso objetivo comum: que é o de fazer entregas, e entregas que mudam a vida das pessoas”, disse o parlamentar.

Sobre a bancada da Aleam, que praticamente é toda composta por deputados da base governista, Lima disse que preza pela independência entre o Legislativo e o Executivo e que também vem mantendo diálogo com os parlamentares na aprovação de propostas para o Amazonas.

“Eu tenho conversado muito com o presidente da Assembleia [Roberto Cidade] para que ela garanta a sua independência e o Executivo tem respeitado essa independência. Agora entendendo que a gente precisa encontrar aquilo que convergente e aquilo que é de interesse comum, que é de interesse do Estado do Amazonas. É claro que cada um tem seus posicionamentos, tem suas questões partidárias, mas a gente acaba encontrando caminhos através do diálogo para que a gente possa fazer essas entregas que a gente fez no mandato passado”, ressaltou o governador.

Mensagem Governamental – Ficou para esta quinta-feira, 2/2, a leitura da Mensagem Governamental na Aleam, que será proferida pelo governador Wilson Lima. Ao O Convergente, o governador adiantou alguns temas que farão parte de seu discurso como o balanço da gestão, as prioridades e metas para o segundo mandato.

“Amanhã estou de volta aqui e trago a Mensagem Governamental, fazendo um balanço daquilo que foi o nosso primeiro mandato e falando daquilo que será prioridade neste ano de2023 e até o final deste mandato”, comentou Lima adiantando algumas metas e prioridades desta nova gestão.

“As nossas grandes prioridades são: o social, com o nosso Auxílio Permanente e o Prato Cheio, o Auxílio inclusive aprovado e tornado lei com a ajuda da Assembleia Legislativa; e a geração de emprego e renda, fomentando outras matrizes econômicas, como é o caso do gás natural, do turismo, a questão da bioeconomia, das concessões florestais e a proteção da Zona Franca de Manaus, que a gente não abre mão. Então essas são prioridades que a gente tem para este próximo mandato”, disse Lima.

 

Por Edilânea Souza

Foto: Alberto César Araújo / Aleam

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -