26.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Após sessão de posse, deputados falam das expectativas para nova legislatura na Aleam

Entre as pautas que os parlamentares destacaram estão: a criação de novas matrizes econômicas para o Estado; interlocução entre o Governo Federal, com o Governo do Estado e prefeituras do Amazonas; além da volta de programas federais como, 'Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida', além de pautas de sustentabilidade para manter o meio ambiente e da Amazônia

Por

Os deputados Roberto Cidade (União Brasil), Joana Darc (UB), Carlinhos Bessa (PV), João Luiz (Republicanos), Sinésio Campos (PT) e Dr. George Lins (UB) falaram com exclusividade ao Portal O Convergente sobre suas expectativas para esta nova legislatura na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A conversa ocorreu logo depois da posse e da votação da Mesa Diretora, realizadas nesta quarta-feira, 1º/2, em que Roberto Cidade foi reconduzido, por unanimidade, à presidência do Parlamento Estadual.

Cidade disse que se sente ainda mais preparado para este segundo mandato e que o debate sobre todas as demandas serão tratadas como prioridades na Aleam. “Com certeza a expectativa é muito positiva, de oxigenação, de voltar ainda mais firme e mais preparado, vontade de continuar com o nosso papel aqui e vamos fazer com que todos os deputados também consigam fazer um grande mandato”, disse Cidade ressaltando que todas as pautas serão recebidas na Aleam de forma prioritária.

“Com certeza toda pauta é prioritária. Quando se fala de saúde, de segurança, de saneamento básico, pavimentação no interior. Temos muitas coisas que a gente tem que pautar aqui, mas a gente tem que fazer um trabalho buscando o que é melhor, principalmente olhando para as pessoas mais carentes, tentando fazer que as pessoas tenham uma vida mais igual. Então, na Assembleia a gente trata de tudo e se a gente falar que tem uma pauta prioritária, a gente não está falando a coisa correta. Tudo o que vier para cá [Aleam] a gente vai tratar como prioridade e vamos exercer o nosso mandato da melhor forma possível e sempre buscando o que é melhor para o nosso estado do Amazonas”, complementou.

Quem também falou sobre a expectativa para o segundo mandato foi à deputada Joana Darc (UB), a mais votada das parlamentares da Aleam. Joana falou de seus projetos nas causas animal, da mulher, da pessoa idosa, dentre outras causas. A deputada também vai compor a Mesa Diretora da Casa Legislativa, ocupando o cargo de 2ª secretária.

“Estou muito feliz porque é um mandato com mais experiência, com mais amadurecimento. Esse mandato as pessoas podem esperar o cuidado da defesa aos animais, porque é o que me fez chegar até aqui, mas também o cuidado com as pessoas. Erguer a minha voz em defesa das mulheres, das crianças e dos adolescentes, da pessoa idosa e também de uma causa que Deus me deu para lutar, que é a causa da pessoa com deficiência. Eu estou muito animada por fazer parte também da Mesa Diretora, contribuir para o fortalecimento aqui da Assembleia Legislativa, vou dar o meu melhor”, garantiu Joana pontuando que foi a parlamentar mais bem votada e com a maior produtividade na Aleam, e que pretende intensificar seu trabalho nas comunidades em Manaus e no interior.

Eleito como o primeiro vice-presidente da Aleam, o deputado Carlinhos Bessa disse que suas maiores prioridades neste segundo mandato serão as pautas do interior do Estado. Bessa também falou sobre a composição de chapa com Roberto Cidade à presidência da Aleam.

“Sabemos que a construção de mim com o Roberto como presidente, e eu como vice, com certeza é uma composição para a gente sempre levar solução para o povo do Amazonas. E a minha grande pauta realmente é o povo do interior que tanto precisa de um representante, também o povo da capital, que precisa de um representante pra gente levar soluções a estas demandas reprimidas de anos aí no nosso estado”, pontuou Bessa.

O parlamentar ainda destacou também sobre as pautas indígenas no Amazonas e da interlocução do deputado Sinésio Campos (PT) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma vez que a pauta é nacional. Sinésio também será o ouvidor da Aleam.

O deputado João Luiz destacou questões de sustentabilidade que envolvem principalmente a preservação da Amazônia e do meio ambiente. O parlamentar também defendeu a flexibilização na legislação para não deixar o povo passando necessidades. João Luiz também defende pautas ligadas à agricultura familiar, a exploração do gás e do crédito de carbono. Nesta legislatura, o deputado será o secretário-geral da Mesa Diretora.

“Nós precisamos manter a floresta de pé. Nós precisamos ter a sustentabilidade, proteger o nosso meio ambiente, a Amazônia e o Amazonas é o pulmão do mundo. Porém, precisamos manter a floresta de pé, porém precisamos que o povo tenha comida na mesa, porque não adianta ter a floresta de pé e o povo morrendo de fome. Então precisamos sentar à mesa, precisamos avançar, precisamos flexibilizar um pouco algumas legislações para que a população possa avançar, porque nós não podemos ficar a vida inteira dependendo do modelo da Zona Franca de Manaus, que todo ano, que todo governo que troca, qualquer coisa da insegura jurídica aqui [Amazonas]. Precisamos ver outras plantas, como a da agricultura familiar, o crédito de carbono, temos a exploração do gás, beneficiando famílias. Então precisamos dessas vertentes, para que possamos ver o nosso Amazonas bem, nosso povo bem, feliz de ponta a ponta”, ressaltou o deputado.

Sinésio Campos, eleito para o sétimo mandato, falou de sua experiência no meio político e das pautas que serão levadas ao Governo Federal de grande interesse dos amazonenses, como os programas sociais “Luz para Todos” e “Minha Casa, Minha Vida”. Além disso, Campos também falou em pautas para criar novos modelos econômicos no Amazonas.

“Como líder do PT e do governo Lula aqui na Casa [Aleam] vamos fazer essa interlocução do Governo Federal, com o Governo do Estado, com as prefeituras e voltar sim, a trazer o desenvolvimento para a nossa região, voltar programa “Luz para Todos”, que na verdade ficou parado, o programa habitacional, como o “Minha Casa, Minha Vida”, que deu milhares de residências para o povo, como também até os hansenianos, na Colônia Antônio Aleixo, ou seja, trazer uma política enérgica saudável”, destacando que também serão trabalhadas pautas como as novas matrizes econômicas.

O deputado de “primeira viagem”, Dr. George Lins, falou de sua missão em dar continuidade ao legado de seu pai, o então deputado Belarmino Lins, que esteve no Parlamento por 32 anos. Mesmo pontuando que não será uma missão fácil, George disse que está preparado.

“Hoje é um dia muito feliz e com a missão de suceder meu pai, o deputado Belão [Belarmino Lins], com 32 anos de vida pública, de muito trabalho e de muitas realizações, principalmente para o povo do interior, eu quero poder dar também prosseguimento a todo esse trabalho sendo um deputado municipalista que atenda e que possa lutar pelo povo do interior levando as entregas que eles querem e com certeza vai ser essa a minha missão. Não será fácil, mas eu me preparei para este momento”, disse Lins.

 

Por Edilânea Souza com colaboração Kalinka Vallença

Fotos: Aleam

Vídeos: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -