O deputado federal eleito pelo Amazonas, Átila Lins (PSD), 72 anos, o mais longevo da Câmara dos Deputados em Brasília, e que nesta quarta-feira, 1º/2, assumirá seu nono mandato, vai presidir a sessão de votação para escolha da Mesa Diretora, que é composta de presidente, vice-presidentes, secretários entre outros cargos do Parlamento Federal.
Átila Lins foi eleito pela primeira vez em 1991 e desde então sempre se reelegeu para o cargo. Em 2022, ele confirmou seu favoritismo nas urnas recebendo 102.401 mil votos, e principalmente nas cidades do interior do Amazonas, onde Átila sempre recebeu votação expressiva. Economista, Lins nasceu na cidade amazonense de Fonte Boa, no Amazonas.
Por ser o deputado com o maior número de legislaturas, condição que o habilita, segundo o Regimento Interno da Casa, a presidir a sessão de eleição da nova Mesa Diretora da Casa, marcada para ocorrer após a sessão de posse dos deputados.
Atuação – Na Câmara, Lins atuou por duas vezes como presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia e foi ainda presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
O parlamentar também foi relator da Proposta de Emenda à Constituição Nº 103/11, que prorrogou os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus até 2073, e do Projeto de Lei Complementar (PLP) 91/03, do Executivo, que recriou a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Entre outras proposições relatou também o Projeto de Lei 6727/13, mais tarde transformado na Lei 13.023/13, que prorrogou até 2029 a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de informática, e a Medida Provisória 352/07, que criou incentivos para indústrias de equipamentos usados na TV Digital.
—
Da Redação com informações da Agência Câmara
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis